Apresentação

HOSPITAL DO FUNDÃO

HOSPITAL PÊRO DA COVILHÃ

LEGISLAÇÃO

O Centro Hospitalar Cova da Beira, pessoa colectiva de direito público com autonomia administrativa, financeira e património próprio, foi criado nos termos do artº 1 do Decreto-lei nº 284/99, de 26 de Julho, e integrou o Hospital Distrital da Covilhã, o Hospital Distrital do Fundão e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, tendo assumido o CHCB todos os seus direitos e obrigações.

As novas instalações, na Quinta do Alvito, foram inauguradas a 17 de Janeiro de 2000.

Nos termos do Decreto- lei nº 426/99, de 21 de Outubro, o CHCB foi construído com serviços de dimensão e diferenciação técnica adequados à população abrangida: concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor. Tornou-se, assim, na maior e mais sofisticada unidade de saúde de toda a região e, consequentemente, na mais valiosa resposta a uma população com cerca de 100.000 habitantes.

No âmbito da reforma e reestruturação do sector da saúde, nomeadamente da consagração da autonomia de gestão das unidades hospitalares em moldes empresariais, através do Decreto-Lei n.º 288/2002, o Centro Hospitalar Cova da Beira é transformado em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com a designação de Centro Hospitalar Cova da Beira, S.A.

Em 2005, através do Decreto-Lei nº. 93/2005, de 7 de junho e de acordo com o Programa do XXVII Governo Constitucional, o Centro Hospitalar Cova da Beira foi transformado em Entidade Pública Empresarial.

No âmbito do Decreto-Lei n.º 61/2018, publicado, 3 de agosto de 2018, em Diário da República, o Centro Hospitalar Cova da Beira, E. P. E., passa a denominar-se Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, E. P. E., constituindo-se como centro académico clínico, formalizando o desenvolvimento, de forma integrada, das atividades assistencial, de ensino e de investigação clínica e de translação.

Missão
Prestar cuidados de saúde com eficiência, qualidade, em tempo útil e a custos socialmente comportáveis, à população da sua área de influência, e a todos os cidadãos em geral; desenvolver ensino de alta qualidade como Hospital Nuclear da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Protocolo nº 11/2001, publicado em Diário da República, II Série de 16 de abril de 2001); e participar no ensino pré e pós graduado, em colaboração com as Escolas Superiores de Enfermagem e Escolas Superiores de Tecnologia de Saúde, proporcionando um ensino de excelência nas várias áreas de prestação de cuidados de saúde.

Visão
O CHUCB é uma unidade do Serviço Nacional de Saúde português que se assume como unidade hospitalar moderna e inovadora, sendo uma instituição de referência na prestação de cuidados de saúde de excelência às populações residentes nos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.

Princípios
Legalidade, Igualdade, Proporcionalidade, Colaboração e da Boa Fé; Humanismo, tanto no relacionamento com os utentes, como com os colegas de trabalho; Respeito pela dignidade humana; Qualidade na ação, assegurando os melhores níveis de serviço e resultados; Competência e da responsabilidade.

Valores
A atitude centrada no doente e na promoção da saúde da comunidade, respeitando os valores do doente da família; a cultura de excelência técnica, científica e do conhecimento, como um valor a prosseguir continuamente; a cultura interna de multidisciplinaridade e de bom relacionamento no trabalho e a responsabilidade social, contribuindo para a otimização na utilização dos recursos e da capacidade instalada.

Tendo por base os seus princípios e valores, os quais estão difundidos entre os seus colaboradores, o CHUCB assume-se como uma Instituição de referência, pela qualidade das práticas clínicas e como um centro integrado de prestação de cuidados e de promoção de competências, na investigação e no ensino das ciências da saúde.

O trabalho contínuo pela qualidade pretende contribuir para “uma Instituição de referência a nível regional e nacional, pela qualidade na prestação dos cuidados de saúde e pelo seu contributo para a investigação e o ensino na área da saúde“.

Organograma homologado pela ARS Centro em 8 de janeiro de 2015

 

Clique em cima do organograma para melhor visualização