Consulta Externa

Missão 
Prestação de cuidados de saúde diferenciados e programados em regime ambulatório, nomeadamente consultas efetuadas por médicos especialistas, por profissionais de enfermagem e por outros profissionais de saúde. Objetiva também a prestação de cuidados em tempo útil, promovendo a simplificação de procedimentos administrativos e a racionalização dos recursos disponíveis, de modo a garantir a acessibilidade dos utentes, a articulação e a continuidade dos cuidados com eficiência e qualidade.  

Objetivos 

  • Melhorar a articulação entre os diferentes níveis de cuidados, garantindo a sua continuidade e a sua prestação em tempo útil, atendendo sempre à disponibilidade e limitações do próprio serviço;
  • Racionalizar e maximizar a utilização dos recursos existentes, simplificando os procedimentos administrativos e adotando-se uma correta e mais justa acessibilidade dos Utentes aos cuidados de saúde;
  • Promover níveis acrescidos de realização e satisfação dos profissionais com uma melhor e mais adequada racionalização das tarefas, e dos Utentes através de uma melhor acessibilidade.

Definição dos serviços prestados

A Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã E.P.E. tem por finalidade a prestação de cuidados de saúde diferenciados correspondentes ao seu nível de diferenciação técnica e programados em regime de ambulatório.

Áreas da actividade assistencial

Consultas de especialidades médicas e não médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, bem como outros tratamentos.

Organização e funcionamento

O serviço de Consulta Externa está localizado no piso 1 do Hospital Pêro da Covilhã E.P.E. e funciona, em horário normal, das 8:30 às 18:00 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Contudo, é normal prestar serviço até às 20 horas ou para além desta hora, nos casos em que haja necessidade. Em casos pontuais, realizam-se também consultas aos sábados, sendo que neste momento apenas se realizam duas consultas por mês, na especialidade de Dermatologia. Por norma, existe apoio Administrativo, enquanto permanecem Utentes na Consulta Externa que vieram para consultas, contudo, esse apoio poderá concentrar-se apenas num posto de atendimento, quando tal se verifique em horário para além do período normal de atendimento.

Meios e disponibilidades

A Consulta Externa compreende um conjunto de Secretariados, Salas de Espera, Gabinetes de Consulta e Salas de Tratamento e Realização de Exames, com a sua ocupação presentemente atualizada. De modo a que a utilização esteja sistematicamente optimizada e se conheça permanentemente a sua disponibilidade é obrigatória a informação de qualquer alteração surgida. A gestão dos gabinetes é da responsabilidade da coordenação de Enfermagem, pelo que é da responsabilidade desta a manutenção de um plano atualizado da ocupação semanal dos gabinetes pelas várias especialidade.

Acesso aos Cuidados da Consulta Externa

  • A Consulta Externa possui um sistema de inscrição, marcação e atendimento que lhe permite melhorar a organização, a gestão e a prestação de cuidados de saúde e que promove a transparência e a equidade no acesso, tendo sempre em atenção as limitações e as disponibilidades quer em termos técnicos quer em termos humanos.
  • O acesso às Consultas Externa Hospitalares por parte dos utentes do SNS, provenientes dos Centros de Saúde que integram a área de influência do CHUCB, pressupõe que o encaminhamento seja feito através de referência médica e informação clínica passada no Centro de Saúde de que é originário o utente.
  • Atualmente, é possível efetuar eletronicamente os pedidos de marcação, através da aplicação Alert P1, evitando que o utente se desloque ao hospital. A consulta também poderá ser marcada presencialmente junto da Central de Marcações. Os pedidos por telefone ou por E-mail estão condicionados ao envio de referência médica com informação clínica, pois os utentes têm que ser encaminhados através do médico de família, no Centro de Saúde.
  • As consultas de utentes de empresas e subsistemas não inscritos nos Centros de Saúde também necessitam de uma marcação prévia com referência médica e informação clínica.
  • O acesso dos utentes às Consultas Externas do Hospital Pêro da Covilhã pressupõe a prévia apresentação da documentação necessária à efetivação da consulta e/ou tratamento, nomeadamente o Cartão de Utente e/ou Cartão de Cidadão, bem como documento comprovativo de isenção válido, caso haja isenção no pagamento das taxas moderadoras.

Inscrição e Marcação de Primeiras Consultas

  • A inscrição e marcação das primeiras consultas, para os utentes do SNS originários dos centros de saúde da área, é processada na Central de Marcações, ou então nos secretariados onde as consultas se irão realizar, de acordo com o número de quotas previamente disponibilizadas por cada especialidade hospitalar. As restantes primeiras consultas deverão também ser inscritas na Central de Marcações ou Secretariado respetivo que, após receção dos documentos contendo a respetiva informação médica e administrativa, procederá ao agendamento das consultas ou então, no caso de ser uma especialidade com triagem, remeterá os pedidos ao Diretor de serviço ou Responsável/Triador para a Consulta de cada especialidade.
  • Todas as primeiras consultas devem ser acompanhadas de informação clínica, cumprindo os protocolos de exames clínicos propostos por cada especialidade. Quanto aos meios complementares de diagnóstico, pode o utente ser o portador dos mesmos, no dia da primeira consulta, caso os mesmos não sejam necessários para efetuar qualquer tipo de triagem.
  • A Central de Marcações e os outros Secretariados que marcam consultas, agendam as mesmas, de acordo com os critérios definidos para cada uma das especialidades e de acordo com as disponibilidades de agenda, devolvendo aos respetivos centros de saúde os pedidos recusados, não autorizados ou não considerados.
  • O Secretariado que efetua a marcação, providencia o envio ao utente de uma convocatória, informando do dia e hora em que a primeira consulta será realizada. Nos casos em que haja pouca margem de tempo para avisar o utente, poderão esses avisos ser efetuados por telefone ou através de mensagem (SMS).

Meios para a Marcação de Primeiras Consultas

  • A marcação pode ser efetuada presencialmente, fazendo-se acompanhar de todos os elementos necessários, nomeadamente referência médica com informação clínica, meios auxiliares de diagnóstico, caso seja necessário, e documento identificativo.
  • Caso o utente não tenha processo clínico aberto no hospital, será necessário também os dados do Bilhete de Identidade, bem como a morada e telefone e/ou telemóvel e e-mail, caso exista.
  • Estes elementos também poderão ser enviados pelo utente por correio, por e-mail: central.consultas@chcbeira.min-saude.pt ou através do centro de saúde onde a referência médica foi passada, sendo que o envio pelos centros de saúde deve ser protocolado ou efetuado informaticamente através da Aplicação Alert P1.

Consultas Subsequentes

  • A marcação de consultas subsequentes é da responsabilidade dos médicos que seguem os doentes. A marcação será efetuada para o dia que o médico indicar ou para outra data, segundo os critérios definidos para a marcação de consultas seguintes da especialidade em causa.
  • Caso o médico não efetue informaticamente a marcação da consulta seguinte, cada um dos vários Secretariados da Consulta Externa é responsável pelo registo e marcação do dia da consulta, informando, sempre que possível, a data e hora da próxima consulta, no dia em que o utente é atendido. Sempre que a marcação não possa ser efetuada na presença do utente, o Secretariado respetivo deverá enviar uma convocatória ao utente com a indicação do dia, hora e local da consulta.
  • Estando o utente a ser seguido no hospital, o Secretariado respetivo assegurará a marcação de todas as consultas eventualmente necessárias, sendo considerada uma primeira consulta sempre que o Utente é enviado da especialidade inicialmente referenciada para outra especialidade.

Contactos 
Telf.: 275 330 000

Localização 

Hospital Pêro da Covilhã – piso 0 e 1
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental – piso 0

Hospital do Fundão – piso 1

Selecione um Hospital para ver a respetiva Distribuição de Especialidades

 

Consulta Externa 1

E-mail: cexterna1@chcbeira.min-saude.pt

  • Cirurgia Cardio-toracica
  • Consulta Desmielinizantes
  • Consulta Doença Cerebrovascular
  • Consulta Epilepsia
  • Diabetologia
  • H.T.A./Dislipidemias
  • Medicina
  • Neurologia
  • Nutrição
  • Nutrição e Atividade Física
  • Neuropsicologia
  • Psicologia
  • Reumatologia

Consulta Externa 2

E-mail: cexterna2@chcbeira.min-saude.pt

  • Estomatologia
  • Imunoalergologia
  • Neurocirurgia
  • Ortopedia
  • Ortopedia Infantil
  • Prostodontia
  • Urologia

Consulta Externa 3

E-mail: cexterna3@chcbeira.min-saude.pt

  • Anestesia
  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Plástica e Maxilo-facial
  • Dermatologia
  • Diabetes Ocular
  • Oftalmologia
Consulta Externa 4

E-mail: cexterna4@chcbeira.min-saude.pt

  • Obstetrícia – Ginecologia

Consulta Externa 5

E-mail: cexterna5@chcbeira.min-saude.pt

  • Cardiologia
  • Cardiologia-Pace
  • Pneumologia
  • Patologia Respiratória do Sono
  • Terapia da Fala
  • Exames Especiais

Consulta Externa 6

E-mail: cexterna6@chcbeira.min-saude.pt

  • Pediatria Geral
  • Consulta de Desenvolvimento
  • Pediatria/Alergologia
  • Pediatria/Nefrologia
  • Pediatria/Agudos
  • Pediatria/Risco
  • Neurologia Pediátrica
  • Pneumologia Pediátrica
E-mail: secret.consexterna.hf@chcbeira.min-saude.pt
  • Medicina Paliativa
  • Dor Crónica
  • Cuidados Paliativos/Psicologia
  • Gastroenterologia
  • Hepatologia
  • Doenças Inflamatórias do Intestino
  • Medicina
  • Ortopedia
  • Psicologia/Medicina Paliativa
  • Infecciologia
  • Imunodeficiência
  • Estomatologia
  • Gastro/Nutrição
  • Diabetologia
  • Psiquiatria
  • Coagulação
  • Coagulação/Novos Antitrombóticos
  • Imunohemoterapia
  • Cirurgia
  • Gastro/Psicologia
  • Alcoologia
  • Psicologia
  • Ginecologia
  • Planeamento Familiar

Acesso às consultas
O acesso às consultas externas nos hospitais faz-se através dos serviços de consultas externas ou de referenciação direta pelas urgências.
A partir dos cuidados de saúde primários, compete ao seu médico assistente encaminhá-lo para esta consulta, sempre que necessário, pelo que não deverá procurar a consulta externa para marcar uma primeira consulta de especialidade, por sua iniciativa.

Pesquise a data da sua consulta
Para ter acesso às suas consultas marcadas e toda a informação inerente às mesmas, basta que introduza o seu número de utente no link.
Veja a data da sua consulta AQUI

Missão 
Prestação de cuidados de saúde diferenciados e programados em regime ambulatório, nomeadamente consultas efetuadas por médicos especialistas, por profissionais de enfermagem e por outros profissionais de saúde. Objetiva também a prestação de cuidados em tempo útil, promovendo a simplificação de procedimentos administrativos e a racionalização dos recursos disponíveis, de modo a garantir a acessibilidade dos utentes, a articulação e a continuidade dos cuidados com eficiência e qualidade.  

Objetivos 

  • Melhorar a articulação entre os diferentes níveis de cuidados, garantindo a sua continuidade e a sua prestação em tempo útil, atendendo sempre à disponibilidade e limitações do próprio serviço;
  • Racionalizar e maximizar a utilização dos recursos existentes, simplificando os procedimentos administrativos e adotando-se uma correta e mais justa acessibilidade dos Utentes aos cuidados de saúde;
  • Promover níveis acrescidos de realização e satisfação dos profissionais com uma melhor e mais adequada racionalização das tarefas, e dos Utentes através de uma melhor acessibilidade.

Definição dos serviços prestados

A Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã E.P.E. tem por finalidade a prestação de cuidados de saúde diferenciados correspondentes ao seu nível de diferenciação técnica e programados em regime de ambulatório.

Áreas da actividade assistencial

Consultas de especialidades médicas e não médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, bem como outros tratamentos.

Organização e funcionamento

O serviço de Consulta Externa está localizado no piso 1 do Hospital Pêro da Covilhã E.P.E. e funciona, em horário normal, das 8:30 às 18:00 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Contudo, é normal prestar serviço até às 20 horas ou para além desta hora, nos casos em que haja necessidade. Em casos pontuais, realizam-se também consultas aos sábados, sendo que neste momento apenas se realizam duas consultas por mês, na especialidade de Dermatologia. Por norma, existe apoio Administrativo, enquanto permanecem Utentes na Consulta Externa que vieram para consultas, contudo, esse apoio poderá concentrar-se apenas num posto de atendimento, quando tal se verifique em horário para além do período normal de atendimento.

Meios e disponibilidades

A Consulta Externa compreende um conjunto de Secretariados, Salas de Espera, Gabinetes de Consulta e Salas de Tratamento e Realização de Exames, com a sua ocupação presentemente atualizada. De modo a que a utilização esteja sistematicamente optimizada e se conheça permanentemente a sua disponibilidade é obrigatória a informação de qualquer alteração surgida. A gestão dos gabinetes é da responsabilidade da coordenação de Enfermagem, pelo que é da responsabilidade desta a manutenção de um plano atualizado da ocupação semanal dos gabinetes pelas várias especialidade.

Acesso aos Cuidados da Consulta Externa

  • A Consulta Externa possui um sistema de inscrição, marcação e atendimento que lhe permite melhorar a organização, a gestão e a prestação de cuidados de saúde e que promove a transparência e a equidade no acesso, tendo sempre em atenção as limitações e as disponibilidades quer em termos técnicos quer em termos humanos.
  • O acesso às Consultas Externa Hospitalares por parte dos utentes do SNS, provenientes dos Centros de Saúde que integram a área de influência do CHUCB, pressupõe que o encaminhamento seja feito através de referência médica e informação clínica passada no Centro de Saúde de que é originário o utente.
  • Atualmente, é possível efetuar eletronicamente os pedidos de marcação, através da aplicação Alert P1, evitando que o utente se desloque ao hospital. A consulta também poderá ser marcada presencialmente junto da Central de Marcações. Os pedidos por telefone ou por E-mail estão condicionados ao envio de referência médica com informação clínica, pois os utentes têm que ser encaminhados através do médico de família, no Centro de Saúde.
  • As consultas de utentes de empresas e subsistemas não inscritos nos Centros de Saúde também necessitam de uma marcação prévia com referência médica e informação clínica.
  • O acesso dos utentes às Consultas Externas do Hospital Pêro da Covilhã pressupõe a prévia apresentação da documentação necessária à efetivação da consulta e/ou tratamento, nomeadamente o Cartão de Utente e/ou Cartão de Cidadão, bem como documento comprovativo de isenção válido, caso haja isenção no pagamento das taxas moderadoras.

Inscrição e Marcação de Primeiras Consultas

  • A inscrição e marcação das primeiras consultas, para os utentes do SNS originários dos centros de saúde da área, é processada na Central de Marcações, ou então nos secretariados onde as consultas se irão realizar, de acordo com o número de quotas previamente disponibilizadas por cada especialidade hospitalar. As restantes primeiras consultas deverão também ser inscritas na Central de Marcações ou Secretariado respetivo que, após receção dos documentos contendo a respetiva informação médica e administrativa, procederá ao agendamento das consultas ou então, no caso de ser uma especialidade com triagem, remeterá os pedidos ao Diretor de serviço ou Responsável/Triador para a Consulta de cada especialidade.
  • Todas as primeiras consultas devem ser acompanhadas de informação clínica, cumprindo os protocolos de exames clínicos propostos por cada especialidade. Quanto aos meios complementares de diagnóstico, pode o utente ser o portador dos mesmos, no dia da primeira consulta, caso os mesmos não sejam necessários para efetuar qualquer tipo de triagem.
  • A Central de Marcações e os outros Secretariados que marcam consultas, agendam as mesmas, de acordo com os critérios definidos para cada uma das especialidades e de acordo com as disponibilidades de agenda, devolvendo aos respetivos centros de saúde os pedidos recusados, não autorizados ou não considerados.
  • O Secretariado que efetua a marcação, providencia o envio ao utente de uma convocatória, informando do dia e hora em que a primeira consulta será realizada. Nos casos em que haja pouca margem de tempo para avisar o utente, poderão esses avisos ser efetuados por telefone ou através de mensagem (SMS).

Meios para a Marcação de Primeiras Consultas

  • A marcação pode ser efetuada presencialmente, fazendo-se acompanhar de todos os elementos necessários, nomeadamente referência médica com informação clínica, meios auxiliares de diagnóstico, caso seja necessário, e documento identificativo.
  • Caso o utente não tenha processo clínico aberto no hospital, será necessário também os dados do Bilhete de Identidade, bem como a morada e telefone e/ou telemóvel e e-mail, caso exista.
  • Estes elementos também poderão ser enviados pelo utente por correio, por e-mail: central.consultas@chcbeira.min-saude.pt ou através do centro de saúde onde a referência médica foi passada, sendo que o envio pelos centros de saúde deve ser protocolado ou efetuado informaticamente através da Aplicação Alert P1.

Consultas Subsequentes

  • A marcação de consultas subsequentes é da responsabilidade dos médicos que seguem os doentes. A marcação será efetuada para o dia que o médico indicar ou para outra data, segundo os critérios definidos para a marcação de consultas seguintes da especialidade em causa.
  • Caso o médico não efetue informaticamente a marcação da consulta seguinte, cada um dos vários Secretariados da Consulta Externa é responsável pelo registo e marcação do dia da consulta, informando, sempre que possível, a data e hora da próxima consulta, no dia em que o utente é atendido. Sempre que a marcação não possa ser efetuada na presença do utente, o Secretariado respetivo deverá enviar uma convocatória ao utente com a indicação do dia, hora e local da consulta.
  • Estando o utente a ser seguido no hospital, o Secretariado respetivo assegurará a marcação de todas as consultas eventualmente necessárias, sendo considerada uma primeira consulta sempre que o Utente é enviado da especialidade inicialmente referenciada para outra especialidade.

Contactos 
Telf.: 275 330 000

Localização 

Hospital Pêro da Covilhã – piso 0 e 1
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental – piso 0

Hospital do Fundão – piso 1