Hospital do Fundão
Hospital do Fundão
Inaugurado em 16 de Outubro de 1955, o Hospital do Fundão sucedeu ao antigo Hospital da Misericórdia erigido em finais do séc. XIX.
Construído em terrenos doados à Santa Casa da Misericórdia do Fundão pela benemérita D. Ermelinda da Conceição Azevedo, a obra só foi possível graças ao empenho da Instituição e de toda a população. Realizaram-se cortejos de oferendas, promovidos pelas diversas freguesias do Concelho, para obtenção de recursos económicos, uma iniciativa concretizada com grande sucesso.
Em 1975 o edifício foi objecto de grandes obras de ampliação, nomeadamente para instalação de uma nova zona de internamentos e maternidade e adaptação de quartos particulares para enfermarias.
A sua gestão estava, então, confiada ao sector assistencial da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, situação que se manteve até 3 de Janeiro de 1981 quando, através da Portaria nº3/81, foi integrado na rede oficial dos hospitais portugueses.
A 17 de Fevereiro de 1983, foi-lhe atribuída a categoria de Hospital Distrital e passou a ser gerido por uma Comissão Instaladora até 1991, aquando da posse do primeiro Conselho de Administração.
Em 1999 foi integrado no Centro Hospitalar Cova da Beira.
Conheça um pouco mais da história do Hospital do Fundão aqui.