19/02/2024

ULSCBEIRA PROMOVE EM MAIO I JORNADAS MULTIDISCIPLINARES DO SERVIÇO DE URGÊNCIA

Realizam-se no próximo dia 11 de maio de 2024, as I JORNADAS MULTIDISCIPLINARES DO SERVIÇO DE URGÊNCIA da ULS Cova da Beira, uma iniciativa da responsabilidade dos profissionais de saúde do Serviço de Urgência desta unidade de saúde.

Sob o lema “VIAS VERDES – Uma corrida contra o Tempo! Identificar, Diagnosticar e Tratar!”, o Programa Científico, desta primeira edição, invoca a importância dos circuitos e sistemas, enfatizando o trabalho interprofissional e multidisciplinar.

Para isso, contam com a presença de profissionais experientes nas diferentes áreas e campos de ação, que proporcionarão uma perspetiva global e integradora, através da qual serão debatidos os componentes essenciais dos cuidados pré, intra e inter-hospitalares, almejando identificar pontos de melhoria de qualidade, que garantam uma abordagem célere e estruturada minimizando a mortalidade e morbilidade.

Estas Jornadas pretendem motivar a reflexão sobre as Vias Verdes existentes, designadamente, a melhor forma, de sistematizar os circuitos e dar a melhor resposta à Via Verde do Acidente Vascular Cerebral, à Via Verde Coronária, à Via Verde Trauma e à Via Verde Sépsis. Será, ainda, uma oportunidade de discutir a necessidade de criação de novas Vias Verdes.

Convictos de que o sucesso dos cuidados depende da dedicação individual de cada profissional envolvido, mas essencialmente do trabalho coletivo, do treino das equipas e da agilização dos sistemas, a organização desta iniciativa aguarda a participação ativa de todos os intervenientes e interessados nesta área, naquele que se prevê ser um evento memorável.

Prepare-se para umas jornadas imersivas, onde a partilha se tornará numa experiência transformadora.

  PROGRAMA DAS JORNADAS CIENTÍFICAS:
https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2024/02/Folheto-I-Jornadas-Multidisciplinares-do-Serviço-de-Urgência.pdf  

INFORMAÇÃO SOBRE SUBMISSÃO DE TRABALHOS: https://bit.ly/JMultiSU-ULSCB

  INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS EM: chcbeira.up.events ler mais 
15/02/2024

Exposição de Pintura na ULSCBEIRA: Uma Celebração da Natureza e da Arte Local

O átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã é palco, entre 12 e 25 de fevereiro, de uma mostra de 19 trabalhos de pintura de Vera Marques da Costa, artista local, licenciada em Engenharia Civil e proprietária do prestigiado ValiCeAtelier, localizado na Covilhã, onde compartilha a sua paixão pela pintura e dá aulas.

Nesta exposição, a artista explora duas técnicas distintas que revelam a sua profunda conexão com o tema da natureza. Assim, nas obras em “Óleo sobre Linho”, a artista expressa a sua admiração pelos pássaros, vistos como símbolos divinos na terra, fundindo o rústico com a subtileza da leveza e da transcendência. Por outro lado, nas suas peças em “Acrílico sobre Gaze”, Vera busca transmitir a efemeridade e a beleza da natureza no seu estado mais puro.

Com um currículo impressionante no mundo das artes, Vera Marques da Costa é reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente, tendo recebido recentemente o certificado de mérito artístico do Luxemburg Art Prize. Além de suas exposições e prémios, Vera também é uma formadora dedicada, pelo que promove workshops e aulas desde 2015.

O seu percurso artístico é marcado por uma busca contínua pela expressão e pelo crescimento pessoal. Desde a sua formação em Arte-Terapia na SPAT (Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia) até à sua participação em exposições e eventos de renome internacional, como a recente exposição 'PRESENTE' na galeria Origen em Madrid e a 2ª edição da exposição Dreams & Nightmares na galeria Boomer em Londres, Vera Marques da Costa continua a surpreender e inspirar-nos com o seu talento e dedicação.

Esta exposição, patente no hospital, constitui uma oportunidade única e imperdível para apreciar o dom desta artista e celebrar a beleza e a diversidade da natureza, através da arte. ValiCe ArteTerapia

 
         ler mais 
12/02/2024

Projeto Ligados+Com Inicia Ciclo Anual de Sessões com Enfoque no Sono

O Projeto Ligados+Com, dedicado ao bem-estar físico e psicológico de crianças e jovens, anuncia o início do seu ciclo anual de sessões com uma abordagem fundamental sobre o sono. Sob o título "À Conversa com Teresa Paiva - O Sono da Infância à Adolescência", o evento será realizado no próximo dia 23 de fevereiro (2024), às 21h00, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.
A Dra. Teresa Paiva, reconhecida Neurologista e Especialista em Medicina do Sono, será a principal oradora do evento, que será moderado por Sofia Lima, Interna de Pediatria no Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira.
No âmbito do Projeto Ligados+Com, a Unidade Local de Saúde da Cova da Beira promove estas sessões pedagógicas com o objetivo de sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância da promoção do bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens. Este esforço procura criar um espaço de partilha de conhecimentos e transmitir ferramentas úteis para apoiar e orientar de forma eficaz todos os envolvidos no processo de crescimento dos mais novos, fase crucial do desenvolvimento neurobiológico e comportamental de crianças e jovens.
Em paralelo, será realizada uma atividade destinada aos mais jovens, intitulada "Mente Relaxada num Corpo em Movimento", conduzida por Leonor Goulão, Psicomotricista no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Cova da Beira, direcionada a crianças com idades entre 6 e 10 anos.
Ambas as ações serão de entrada gratuita, no entanto, devido à limitação de lugares, é necessária inscrição prévia junto da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão. Esta é uma oportunidade única de adquirir conhecimento valioso e participar ativamente na promoção do bem-estar das nossas crianças e jovens.
ler mais