04/07/2022

CHUCB ACOLHE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “METAMORFOSE: A BELEZA NÃO SE LIMITA”.

Esta mostra retrata um grupo de alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras. São fotos de jovens adolescentes felizes, iguais e diferentes, afetados por alguma particularidade, que nos provam que a beleza não se limita.
A foto de cada jovem é acompanhada por uma legenda ilustrativa da sua intencionalidade e pretende sensibilizar para o valor da vida e da empatia, na procura de um comprometimento com o outro, para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, no respeito pela diversidade e pela defesa dos direitos humanos.
A exposição “Metamorfose” captura através da imagem, o vínculo que nos une, num mundo em que todos somos importantes e especiais.
ler mais 
15/06/2022

COVILHÃ RECEBE EM SETEMBRO O 8º CONGRESSO MÉDICO DA BEIRA INTERIOR / 2nd INTERNATIONAL MEDICAL CONGRESS OF BEIRA INTERIOR

De 21 a 24 de setembro de 2022 realiza-se, no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, o 8º Congresso Médico da Beira Interior / 2nd International Medical Congress of Beira Interior.

Trata-se de um evento cuja organização está a cargo dos Serviços de Internato Médico do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Aces Cova da Beira, ULS Guarda e ULS Castelo Branco, sendo que este ano compete, uma vez mais, ao CHUCB a dinamização do mesmo, na cidade da Covilhã.

MEDICINA EM CONTRARRELÓGIO é o tema central que pauta o Programa Científico desta edição, um tema que invoca a importância de uma abordagem rápida e eficaz, em torno das mais variadas patologias, numa fase em que o extraordinário aumento da pressão exercida sobre os serviços de saúde, seja pela pandemia de covid-19, seja por outras doenças que, pelo mesmo motivo, têm estado mais afastadas do sistema, exige agora um esforço redobrado por parte de todos os intervenientes, no complexo mas decisivo processo, que vai do diagnóstico ao tratamento. Visa também refletir, a importância fulcral que abordagens precoces e precisas têm na evolução positiva das mais variadas doenças.

Com foco nesta matriz, o 8º CMBI vai por esta via reunir internos e especialistas, das mais variadas áreas de medicina, nomeadamente: Especialidades Médicas, Especialidades Cirúrgicas, Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública, e ainda outros profissionais de saúde, por forma a fomentar a partilha intergeracional e interdisciplinar e dar a conhecer o que há de mais inovador e aplicável ao campo da saúde, contando, para o efeito, com a presença prestigiante de speakers e convidados reconhecidos profissional e cientificamente.

Com um programa que aposta estrategicamente na realização de mesas temáticas e conferências, ao nível das sessões plenárias de 22 e 23 de setembro e ainda cursos pré e pós congresso, nos dias 21, 23 e 24 de setembro, transversais às várias especialidades médicas e com interesse prático para o exercício clínico, este evento constituirá uma oportunidade única para a divulgação de trabalhos científicos, sendo que neste sentido a Organização do Congresso pretende distinguir as Melhores Comunicações Orais, Pósteres, Imagens e Vídeos com a atribuição de prémios.

Programa, Informações, Inscrições e Submissão de Trabalhos já disponíveis em: https://www.chcbeira.min-saude.pt/8-cmbi

ler mais