17 DE NOVEMBRO: DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

A Unidade de Neonatologia do CHUCB associa-se à comemoração do Dia Mundial da Prematuridade, que este ano tem o lema: “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: cuidado imediato pele a pele para cada bebé em todos os lugares”.

Assinalar este dia visa aumentar a consciencialização sobre os desafios do nascimento prematuro e celebrar as vidas de bebés prematuros e suas famílias, em todo o mundo.

A temática deste ano (2023) centra-se nos benefícios do contacto imediato pele a pele e do Método Canguru (MC) para bebés prematuros, sendo que o contacto contínuo e prolongado pele a pele, entre o bebé e os pais, é um pilar central do MC. Este incentiva a mãe e o bebé a tentarem a amamentação, reduz os níveis de stress e fortalece os laços familiares. Estudos recentes mostram que o contacto pele a pele pode (e deve) ser iniciado imediatamente após o nascimento, mesmo antes que o recém-nascido seja considerado clinicamente estável. O contacto imediato pele a pele após o nascimento melhora a regulação térmica, previne infecções, induz a produção de leite materno, tem efeitos fisiológicos, comportamentais, psicossociais e neurodesenvolvimentais positivos, e reduz o risco de mortalidade neonatal em 40%.

 

         

Partilhar: