Política da Qualidade
O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB E.P.E.) é um Hospital público com gestão empresarial, instituição de referência nacional e internacional, acreditada em 2010 pela Joint Commission International e em 2013 como Centro Médico Académico, integrado, em Abril de 2017, no Centro Académico Clínico das Beiras.
Como instituição acreditada internacionalmente, o CHUCB tem nos seus genes: as práticas, o modus operandi, a exigência e o rigor de uma organização internacional de saúde. A preocupação com a garantia e certificação da qualidade é permanente nas nossas unidades de saúde, sendo exemplo disso as diversas certificações ISO 9001 e a referência positiva de avaliação no processo SINAS.
O CHUCB assume como primeiro compromisso o primado do doente, numa cultura de melhoria contínua de cuidados personalizados e de excelência, regendo a sua atuação no cumprimento da legislação em vigor e dos princípios do bom governo.
Nesta cultura de melhoria contínua da qualidade e da eficácia dos sistemas, o CHUCB assume como princípios na sua política da qualidade:
- SATISFAÇÃO DOS UTENTES/CLIENTES
O utente/cliente é o centro e a justificação da nossa ação e atividade, considerando-se prioritários os processos relacionados com satisfação das necessidades do utente/cliente e das suas famílias.Esses processos decorrem desde admissão do utente/cliente até à sua alta, passando pelos tratamentos e cuidados que lhe são ministrados e os processos que garantam a continuidade e interligação de cuidados, tais como o encaminhamento do utente/cliente e seus familiares para outros serviços de saúde, através de uma adequada referenciação.
Periodicamente deverão ser definidas metas concretas e mensuráveis de qualidade dos processos e estabelecidos os respetivos sistemas de controlo, avaliação e melhoria, promovendo auditorias de forma sistemática e focalizadas em áreas temáticas. Esta visão não significa a diminuição do esforço de melhoria em relação aos restantes processos de suporte, quer clínicos quer não clínicos, dado que todos contribuem para uma prestação de excelência.
- SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES
A gestão de recursos humanos deverá recrutar e selecionar colaboradores com as adequadas habilitações técnicas e mantê-los fidelizados ao CHUCB através dos programas adequados de integração, desenvolvimento profissional e pessoal, formação contínua, avaliação de desempenho, e reconhecimento do mérito.
- MODELOS EXTERNOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
O CHUCB utiliza um programa de certificação e acreditação de hospitais, como ferramenta de apoio à garantia, gestão e melhoria da qualidade.
Na qualidade de Centro Médico Académico, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira assume uma política de Investigação, Desenvolvimento e Inovação como sendo uma área estratégica dispondo de uma estrutura criada para desenvolvimento de uma política de incentivos ao crescimento de projetos de investigação, o Serviço de Investigação, Epidemiologia e Saúde Pública.
Potenciar o conhecimento científico e tecnológico é um objetivo sempre presente no Serviço de Investigação, Epidemiologia e Saúde Pública, existindo o compromisso de através da gestão do Conhecimento e da Inovação, em desenvolver projetos credíveis, internacionalmente competitivos e que mereçam a aceitação dos utentes, da comunidade científica, das entidades reguladoras da saúde e do mercado.
Dinamizar a investigação no contexto da parceria com a Universidade da Beira Interior, com as Escolas Superiores de Saúde, com os parceiros do Centro Académico Clínico das Beiras e com outras instituições académicas são objetivos gerais do CHUCB, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da investigação e a afirmação da região, da instituição e dos seus profissionais.
E, porque o cidadão é o centro e a justificação da nossa ação e atividade, considerando-se prioritários os processos relacionados com satisfação das necessidades do utente/cliente e das suas famílias, a meta será fazer mais e melhor Investigação, promover mais e melhor Inovação numa perspetiva de melhoria da segurança do doente e de prestação de cuidados de saúde mais rápidos e eficientes.
Sempre respeitando a ética e deontologia, bem como as boas práticas clínicas, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, pretende uma efetiva valorização das atividades de Investigação e consequentemente que aportem reconhecimento para a instituição e valor para os utentes e para a sociedade em geral.
As metas são concretas e mensuráveis de modo a estabelecer processos e sistemas de controlo, avaliação e melhoria, promovendo auditorias de forma sistemática e focalizadas em áreas temáticas.