Programas Especiais CHUCB

Projeto Próvidas

Sensibilizar, promover competências e melhorar a literacia de pais e condutores em geral, para o transporte seguro de crianças, são os objetivos  do Projeto Próvidas, Vida Segura do CHUCB.
Este projeto enquadra-se no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, promovido pela Direcção-geral de Saúde (DGS), Fundação MAPFRE, Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e pela Dorel Portugal.

O Centro Hospitalar dispõe de um simulador – igual a um banco de automóvel – com três Sistemas de Retenção de Crianças (SRC), conhecidos como cadeirinhas, permitindo demonstrar às famílias e aos educadores a forma correta de transportar bebés e crianças em segurança.

O projeto foi pensado e desenvolvido pelos enfermeiros do serviço de Obstetrícia do CHUCB, Rosa Moreira, António Salvado, Joana Amaral, Bruno Fernandes e Sandra Vicente, aprovado pela Direção Geral da Saúde, e no terreno com resultados comprovados, desde outubro de 2013.

Para saber mais, clique nos link’s:

 

O Programa “Peso Saudável” é o primeiro programa integrado de emagrecimento do país, uma iniciativa do serviço de Nutrição e Atividade Física (SNAF) do CHUCB, cujo início remonta ao ano de 2004. Conhecimento, motivação e psicologia comportamental são os segredos para emagrecer que o médico José Luis Themudo Barata, diretor do SNAF e mentor do “Peso Saudável” professa e implementa neste programa de características inéditas em meio hospitalar, baseado essencialmente na chamada “medicina do estilo de vida”.

Para além de incutir novos hábitos de alimentação e de atividade física, o programa pode também ter como terapia coadjuvante a intervenção psicológica, e caso se justifique recorrer à cirurgia da obesidade (banda gástrica), para a qual existe protocolo com outras unidades de saúde. Ao longo de cada programa o utente é acompanhado por uma equipa multidisciplinar, constituída por um médico, nutricionistas, um psicólogo e também um professor de educação física, este último afeto ao Gabinete de Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, e cuja participação no programa é feita através de um protocolo de colaboração entre as duas instituições.

Nas edições referentes ao 1º semestre de 2017, os resultados apresentados revelam e consubstanciam novamente o sucesso do mesmo, com 61,1% dos participantes a pertencer ao sexo feminino e 38,9% ao sexo masculino, numa faixa etária que varia entre os 19 e os 69 anos e com uma média, em termos de peso perdido de 3,5kg nos homens e 4,6kg nas mulheres e com uma perda em termos de massa gorda de 1,8% e 2,5%, respetivamente.

Recorde-se que cada programa “Peso Saudável” tem a duração de 3 meses, sendo composto por consultas individuais de medicina, nutrição e psicologia, necessárias ao acompanhamento individual e personalizado de cada utente, mas também sessões de grupo, uma atividade em que os utentes recebem formação ao nível dos vários temas referentes ao processo de emagrecimento, tais como stress, planeamento alimentar, aprendizagem de controlo do processo de compra alimentar e gestão do tempo, etc. Acrescem ainda, sessões de atividade física que têm lugar no Complexo Desportivo da Covilhã, todas as segundas, quartas e sextas-feiras entre as 18:00 e as 19:15.

Para saber mais, clique nos link’s:

A Semana do Bebé do CHUCB é uma iniciativa anual desta instituição de saúde que desde 2007, data da sua primeira edição, procura chamar a atenção de toda a comunidade para os baixos índices de natalidade em Portugal, com particular ênfase nas regiões do interior. Pretende-se também, com as várias dinâmicas desenvolvidas ao longo de cada uma destas edições, consciencializar pais e cuidadores para a importância de uma parentalidade afetiva e responsável, essencial à promoção da saúde na primeira infância.

O CHUCB com a Semana do Bebé apresenta ao público um programa no qual se destacam as atividades lúdico-pedagógicas, conferências, workshops e oficinas de sensibilização/promoção para a saúde, a acontecer nos mais variados cenários da Covilhã, Fundão e Belmonte.

Atividades múltiplas, chanceladas por interlocutores e profissionais reconhecidos, proporcionam aos mais pequenos estímulos cognitivos, afetivos e sociais fundamentais para se tornarem cidadãos felizes, proativos e confiantes, e aos pais, cuidadores e educadores as ferramentas e competências necessárias para os ajudar e orientar na grande caminhada que é o desenvolvimento emocional e social das suas crianças.

Para saber mais, clique nos link’s: