Serviços Clínicos
Array ( [ID] => 3566 [id] => 3566 [title] => servicosclinicos_interior [filename] => servicosclinicos_interior.svg [url] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2017/12/servicosclinicos_interior.svg [alt] => mala urgencia pag interior [author] => 18 [description] => [caption] => [name] => servicosclinicos_interior [date] => 2017-12-21 15:23:20 [modified] => 2017-12-21 18:12:18 [mime_type] => image/svg+xml [type] => image [icon] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-includes/images/media/default.png [width] => [height] => [sizes] => Array ( [thumbnail] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2017/12/servicosclinicos_interior.svg [thumbnail-width] => [thumbnail-height] => [medium] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2017/12/servicosclinicos_interior.svg [medium-width] => [medium-height] => [medium_large] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2017/12/servicosclinicos_interior.svg [medium_large-width] => [medium_large-height] => [large] => https://www.chcbeira.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/31/2017/12/servicosclinicos_interior.svg [large-width] => [large-height] => ) )
Escolha na lista lateral a especialidade sobre a qual pretende obter mais informação em cada uma das unidades de saúde que integra o Centro Hospitalar.
Escolha na lista lateral a especialidade sobre a qual pretende obter mais informação em cada uma das unidades de saúde que integra o Centro Hospitalar.
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
Missão Prestação de Cuidados de Saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental a adultos, crianças e jovens, da respetiva área geodemográfica, melhorando a qualidade de vida dos utentes, promovendo a plena integração social dos indivíduos com problemas de saúde mental, assegurando em simultâneo o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, bem como de projetos de investigação e de formação pré e pós graduada.
História O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental inserido no CHUCB teve a sua origem no antigo Centro de Saúde Mental da Covilhã com base na publicação da portaria nº.524/71 de 27 de setembro, abrangendo 11 concelhos, tornando-se, assim, a única unidade de tratamento para as doenças do foro psiquiátrico da Beira Interior. Desde o ano 1971 a 1992 o Centro de Saúde Mental da Covilhã beneficiou de grande desenvolvimento com alargamento de valências através da criação de novos serviços desde o internamento, masculino e feminino, serviço ambulatório com visitas domiciliárias procedendo à avaliação de doentes, apoio sócio familiar e administração de anti-psicóticos. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei 127/92 de 3 de julho, dá-se a reestruturação dos serviços de saúde mental os quais são integrados nos Hospitais Gerais e assim, em agosto do mesmo ano, o Centro de Saúde Mental da Covilhã foi extinto, portaria nº.752/92, passando a Departamento de Saúde Mental da Covilhã, interligado ao então Hospital Distrital da Covilhã. Desde 2002 que o Departamento dispõe de um serviço de Pedopsiquiatria. Em 2000, com a criação do CHUCB e a utilização de novas instalações o Departamento ficou desintegrado fisicamente pois manteve-se nas antigas instalações até 24 de setembro de 2007. Foi nesta data que o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental se instalou em modernas instalações contíguas ao Centro Hospitalar, possibilitando padrões de qualidade ainda mais elevados e cumprindo as mais recentes orientações em temos de Saúde Mental. Constituiu-se como um Departamento composto por dois serviços: Psiquiatria de Adultos e Pedopsiquiatria, de referência na Região ao nível da assistência, ensino pré e pós graduado e investigação em psiquiatria e saúde mental. Em estreita colaboração com a FCS e a UBI nomeadamente o Departamento de Psicologia e ainda com as Escolas Superiores de Enfermagem a nível do ensino pré e pós graduado e de outras Instituições.
Área de Influência (Concelhos de Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor) Valências do serviço de Psiquiatria Adultos- Internamento (22 camas)
- Consultas Externas / Psiquiatria e Psicologia
- Hospital de Dia
- Ambulatório/ Visitas Domiciliárias
- Urgência / realizada no serviço de urgência geral no regime de prevenção
- Saúde e qualidade de vida dos utentes;
- Código de ética e normas de conduta;
- Qualidade e inovação;
- Humanismo e valorização do potencial humano;
- Compromisso, responsabilidade e visão multidisciplinar no tratamento;
- Respeito pela dimensão espiritual do ser Humano.
Missão Tem como objetivo avaliar e intervir na população infanto-juvenil dos 0-18 anos que apresenta problemas do foro psiquiátrico. A perturbação Tem como da vida mental tem custos pessoais e sociais muito elevados, conduzindo a grande sofrimento e interferindo de forma significativa na qualidade de vida. Assim, é nosso objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento psico-afetivo, e para a prevenção e tratamento de perturbações mentais e afetivas no âmbito individual e/ou familiar. O trabalho desenvolvido em saúde mental infanto-juvenil só tem sentido se inserido numa equipa multidisciplinar devido à multifactorialidade etiopatogénica das perturbações psíquicas.
Diretora Paula Correia
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 15000 E-mail: pedopsiquiatria@chcbeira.min-saude.pt
Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental
Departamento Saúde da Criança e da Mulher
Missão Proporcionar aos casais inférteis, especialmente da região da Beira Interior, um fácil acesso à atenção integral em Saúde Reprodutiva, a fim de atender as suas necessidades especiais quer na realização de exames diagnósticos, como na execução de tratamentos de primeira e segunda linha para promoção da fertilidade. Participar do ensino pré e pós-graduado e colaborar em projectos de investigação nacionais e internacionais de áreas de atuação afins.
História do Serviço A UMR, está subordinada ao Departamento de Saúde, da Criança e da Mulher, iniciou as suas actividades em agosto de 2009. Foi autorizada pelo Ministério da Saúde a praticar tratamentos de primeira linha (inseminação intra-uterina - IIU) em Março de 2010, com o nascimento do primeiro bebe por esta técnica em Dezembro de 2010 e tratamentos de segunda linha (fertilização “in vitro” - FIV e injeção intra-citoplasmática de espermatozóides - ICSI) em janeiro de 2011, com o nascimento dos primeiros bebés (gémeos) em agosto de 2011. Este serviço foi certificado, segundo a norma ISO 9001:2008, em novembro de 2011.
Caraterização do Serviço O serviço realiza uma média de 250 atos assistênciais por mês, entre consultas de infertilidade, exames complementares de diagnóstico e tratamentos de procriação medicamente assistida de primeira e segunda linha.
Atividade Docente A UMR, através dos seus membros, participa no ensino graduado e pós graduado, em colaboração com a UBI, IPCB e IPG.
Atividade Científica e de Investigação A UMR participa em projetos de investigação na área de atuação de Reprodução Medicamente Assistida em colaboração com a FCS-UBI, com o IPCB e em parceria internacional com a FAMERP e UNIRP (São Paulo), Brasil.
Diretor de Departamento José Martinez-de-Oliveira
Diretor de Serviço António Hélio Oliani
Enfermeira Chefe Rosa Moreira
Contactos E-mail: umr@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330 000 Ext. 15400
Localização: Hospital Pêro da Covilhã - Piso 0BabyCare A Unidade de Neonatologia do CHUCB dispõe desde agosto de 2013, de um sistema de monitorização, apoiado pela Fundação PT, que permite aos pais de bebés prematuros acompanhar os filhos a partir de casa ou de qualquer lugar com Internet. Através das câmaras de vídeo que estão instaladas em 7 incubadoras, os pais dos bebés poderão ter um contacto constante com os seus filhos, 24 horas por dia. O acesso à imagem correcta e a segurança no acesso a cada imagem é feito pela autenticação do utilizador, mediante uma palavra-chave atribuída pelo hospital. O protocolo assinado na véspera do Dia Mundial da Criança, 31 de maio de 2013, contou com a presença naquela altura do Presidente do Conselho de Administração do CHUCB - Miguel Castelo Branco, do Administrador da PT- Eng.º David Lopes, e de Graça Rebocho, em representação da Fundação PT.
» Consulte as instruções de utilização e aceda AQUI à visualização.
Coordenador Ricardo Costa Enfermeira Responsável Lídia Videira E-mail: lvideira@chcbeira.min-saude.pt Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14606 E-mail: neonatologia@chcbeira.min-saude.pt Localização: Hospital Pêro da Covilhã - Piso 2Missão Prestar cuidados médicos, diagnósticos e terapêuticos, de qualidade nas áreas assistenciais da Obstetrícia e da Ginecologia, e seus ramos de diferenciação. Desenvolver, em articulação com outras instituições, serviços e unidades, cuidados preventivos que permitam implementar a saúde das populações que serve. Desenhar, criar e disponibilizar acessibilidade à informação e à assistência que satisfaçam as necessidades do público que a ele venham a recorrer. Promover a pesquisa nas áreas administrativa, biológica e médica, laboratorial e clínica. Disponibilizar ensino pré e pós-graduado no âmbito da enfermagem, medicina e biomedicina. Estudar as condições necessárias à amenização do sofrimento das suas parturientes e doentes e criar as condições para a sua implementação. Desenvolver e praticar meios de gestão interna adequados à boa rentabilização dos seus recursos. Incentivar e acarinhar os seus colaboradores a todos os níveis profissionais, visando um exercício de qualidade, tendente à satisfação dos seus objectivos profissionais e assim à sua integração harmoniosa na equipe de trabalho em que estão inseridos e de que se pretende se deverão orgulhar.
Eventos e Ações 19.06.2017 - III Fórum de Obstetrícia e Ginecologia @Preparar para NascerCURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARA A PARENTALIDADE DO CHUCB - Inscrições no secretariado da Consulta Externa do Serviço de Obstetrícia/Ginecologia do CHUCB, através do telf. 275330000, ext. 14400 ou 12160.
Destinado a casais e grávidas, a partir das 28 semanas de gestação e ainda inteiramente gratuito, este programa, contempla sessões teórico-práticas, conduzidas e orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, e tem a periodicidade de 1H/semana, num total de 10 sessões, subordinadas às temáticas: pavimento pélvico, trabalho de parto, analgesia do parto, amamentação, cuidados ao bebé e pós-parto.

Diretora Isabel Maria Martins Oliveira
Enfermeira Chefe Maria Rosa Norberto Moreira
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14400
Linha de Apoio no Aleitamento Materno (Diz que mama) Telf.: 968 924 820 - Horário: 8:00-20:00 Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 2Missão A Unidade de Desenvolvimento Infantil - UD é um projeto cujo principal objetivo é a excelência na qualidade dos serviços prestados à criança e respetiva família ou cuidador, integrando as necessidades terapêuticas, educativas e lúdicas dos utentes num único serviço.
Coordenadora Arminda Jorge Contactos Telf.: 275 330 000 Ext.16000 Localização: Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1Departamento Saúde da Criança e da Mulher
Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica
Missão Proceder à análise morfológica (histológica, citológica e imunocitoquímica) de órgãos, tecidos e células, tendo como objetivo o diagnóstico de lesões, complementando o diagnóstico clínico e permitindo a instituição de uma terapêutica médica e/ou cirúrgica, a definição de um prognóstico bem como a prevenção de doenças:
- Efetuar exames fiáveis, em tempo útil, baseados numa atualização técnica permanente e em elevados padrões de qualidade;
- Participação em projetos de investigação
- O serviço tem dois processos diferentes: no serviço faz-se a execução técnica da maioria das análises, sendo enviadas para o exterior as lâminas prontas para serem feitos os diagnósticos. O envio faz-se para laboratórios contratados, por falta de médico anatomopatologista. Em 2011 apenas 13% das análises foram totalmente realizadas no exterior.
- A política da Qualidade do CHUCB vê o doente como o centro e a justificação da sua atividade e, como tal, considera prioritários os processos relacionados com o utente e suas famílias concentrando na sua melhoria contínua uma especial atenção;
- A satisfação dos utentes e dos colaboradores são pontos-chave da nossa atuação e essa satisfação é avaliada através de inquéritos.
Diretor Javier Muñoz Moreno
Técnica Responsável Rosa Casado Alegria Tomé Telf.: 275 330 000 Ext. 12604 E-mail: rosatome@chcbeira.min-saude.pt Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 12600 E-mail: anat.patologica@chcbeira.min-saude.pt Localização Hospital Pêro da Covilhã Hospital - Piso 0Missão Promover a prestação de serviços de imagiologia clínica, orientando todas as atividades em função das necessidades dos utentes.
Estrutura do Serviço/Valências
- Área técnica serviço geral: Exames de radiologia geral, Densitometria Óssea, Mamografia, Ortopantomografia.
- Área técnica tomografia computorizada: Tomografia Computorizada
- Área técnica de ecografia: Ecografia e eco-doppler
- Área técnica serviço de urgência
Exames não Contrastados
Exames Contrastados
|
Ecografia
|
Tomografia Computorizada
|
Informações sobre preparação para realização de exames
ECOGRAFIA Para ecografia abdominal é necessário jejum de pelo menos 6 horas antes do exame. Para ecografia vesical, pélvica e prostática supra-púbica é necessário beber cerca de 1L de água, uma a duas horas antes do exame, para encher a bexiga. Para ecografia transretal é necessária limpeza do reto através de laxante de contacto (Microlax). Para ecografia pediátrica abdominal com pesquisa de refluxo (até aos 4 meses de idade), 3 horas de jejum e trazer 1 biberão e termo com leite ou água morna.
MAMOGRAFIA Este exame não necessita de preparação prévia, mas é necessário trazer todos os exames anteriores (mamografias /eco mamárias) que possuir. No dia do exame não deve colocar na pele cremes ou desodorizantes.
UROGRAFIA Na véspera do exame:
- Durante todo o dia fazer uma dieta líquida: caldos de carne ou peixe, chá, sumos de fruta (sem polpa ou gás); Às 13 horas comece a beber a preparação do PICOPREP;
- Passo 1: Dissolver a 1ª saqueta em 150mL de água fria e misturar durante 2-3 minutos antes de beber; Passo 2: De seguida, beber OBRIGATORIAMENTE 2 Litros de água, chá ou sumos sem polpa (ao longo de 2 horas); Passo 3: Às 19 horas (6 horas depois da tomada da 1ª saqueta) repita os passos 1 e 2 (acima);
- NOTA IMPORTANTE: A partir desse momento, JEJUM ABSOLUTO À noite faz um clister de limpeza com aproximadamente 2 litros de água morna (deve executar-se deitado);
- No dia do exame: vir em jejum.
RX – TRÂNSITO ESÓFAGO-GASTRO-DUODENAL; TRÂNSITO DO INTESTINO DELGADO É necessário estar em jejum durante as 6 horas que precedem o exame. Após o exame pode alimentar-se normalmente.
CLISTER OPACO Na véspera do exame:
- Durante todo o dia faz dieta líquida: caldos de carne ou peixe, chá, sumos de fruta (sem polpa ou gás); Às 13 horas começa a beber a preparação do PICOPREP; Passo 1: Dissolver a 1ª saqueta em 150mL de água fria e misturar durante 2-3 minutos antes de beber; Passo 2: De seguida, beber OBRIGATORIAMENTE 2 Litros de água, chá ou sumos sem polpa (ao longo de 2 horas); Passo 3: Às 19 horas (6 horas depois da tomada da 1ª saqueta) repita os passos 1 e 2 (acima);
- NOTA IMPORTANTE: A partir desse momento, JEJUM ABSOLUTO À noite faz um clister de limpeza com aproximadamente 2 litros de água morna (deve executar-se deitado);
- No dia do exame: vir em jejum;
- O fármaco administrado por via retal é excretado quando o enema é expelido, no entanto, às vezes podem persistir quantidades de fármaco no cólon durante algumas semanas.
TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA A preparação depende do tipo de exame que vai efetuar. No ato da marcação ser-lhe-á indicado o tipo de preparação que é necessário fazer. Na maior parte dos exames da coluna, das articulações, dos seios peri-nasais e crânio não é necessária qualquer preparação especial. Nos exames do pescoço, tórax, abdómen e pélvis não deve comer alimentos sólidos durante pelo menos 4 horas antes do exame, mas pode beber água ou sumos em pequenas quantidades. Não podem realizar exames de TC, os doentes em cujo tubo digestivo exista resíduos de sulfato de bário de estudos radiológicos anteriores. Devem trazer todos os exames já efetuados, sendo particularmente importante os mais recentes, principalmente os de TC. Os doentes internados deverão vir acompanhados com o processo clínico. Tome os seus medicamentos habituais, no caso de estar a fazer qualquer medicação. Após o exame pode fazer a sua vida normal. As mães que amamentam devem suspender a amamentação durante 24 horas, se for administrado contraste iodado intravenoso durante o exame. O exame é interpretado por um médico radiologista. Um exame de tomografia computorizada é um exame sofisticado e o radiologista precisará de algum tempo para interpretar as imagens e emitir o seu relatório.
COLONOSCOPIA VIRTUAL Vai realizar um exame que necessita de uma rigorosa limpeza intestinal. Por favor, siga as instruções abaixo descriminadas. É IMPORTANTÍSSIMO tomar a quantidade de líquidos que se indica para obter uma limpeza adequada e não ter de repetir o exame. Adquira na Farmácia 1 embalagem de PICOPREP® e o Dulcolax
Nos 3 dias anteriores ao exame:
- Pequeno-almoço:
- Infusão de tília, erva-cidreira ou chá;
- Pão branco com manteiga ou margarina, biscoitos secos.
- Almoço e Jantar:
- Sopas brancas (batata, cenoura, arroz e massa), caldos de carne;
- Carnes ou peixes magros, cozidos ou grelhados (ex. galinha, vitela, fiambre, pescada, etc.);
- Arroz, puré de batata, ovo cozido;
- Pão branco, biscoitos secos, queijo fresco, iogurte natural. Não coma fruta e não beba leite.
Na véspera do exame:
- Ao almoço tomar 1 embalagem completa não diluída de E-Z-CAT (225ML).
- Às 13 horas começa a beber a preparação do PICOPREP.
- Passo 1: Dissolver a 1ª saqueta em 150ml de água fria e misturar durante 2-3 minutos antes de beber.
- Passo 2: De seguida, beber OBRIGATORIAMENTE 2 Litros de água, chá ou sumos sem polpa (ao longo de 2 horas).
- Passo 3: Às 18 horas tomar 2 comprimidos de Dulcolax( 5mg).
- Passo 4: Às 19 horas (6 horas depois da tomada da 1ª saqueta) repita os passos 1 e 2.
- Ao jantar tomar 1 embalagem completa não diluída de E-Z-CAT (225ML). Pode beber até 7 horas antes do exame. A partir daí, não deve ingerir qualquer alimento ou líquido.
- Nota: no ato da marcação é-lhe fornecido o E-Z-CAT.
Preparação com Klean-Prep Nos 3 dias anteriores deve seguir as instruções anteriormente descritas.
Na véspera do exame:
- Ao almoço tomar 1 embalagem completa não diluída de E-Z-CAT (225ML).
- Ao jantar tomar 1 embalagem completa não diluída de E-Z-CAT (225ML).
- 12 Horas antes do exame inicia a toma do Klean-Prep.
- Beber um copo grande (cerca de 250 ml) da solução cada 15 minutos (1 litro por hora) até 8 horas antes do exame. Caso o doente tenha dificuldade em beber tão depressa esta quantidade de líquidos, que comece mais cedo (por exemplo, 18 horas antes) e beba mais espaçadamente (por exemplo, de 30 em 30 min), até 8 horas antes do exame. Deve beber sempre os 4 litros. A preparação do exame consiste na ingestão de 4 litros, o que vai provocar a emissão de dejeções de água praticamente limpa
Preparação do Klean-Prep: Dissolver o conteúdo de uma saqueta num litro de água morna (água de torneira ou mineral sem gás). Misturar bem. Preparar assim os 4 litros desta solução, necessários para a preparação (uma saqueta para 1 litro de água). Pode-se alterar o gosto com açúcar ou adicionando sumo de limão. Pode pôr-se este preparado a refrescar. Esta medida torna o sabor mais agradável.
Marcação de exames - Horários Serviço: 24 H - Secretariado: 8:00 às 23:00
A marcação dos exames pode ser feita diretamente no guichet das marcações ou por Telf.:275 330 000. Todos os exames, com exceção dos urgentes, necessitam de marcação prévia. No dia do exame, deve dirigir-se ao secretariado para registar o seu exame, mesmo que este já esteja marcado e pagar a taxa moderadora se for caso disso. Em seguida ser-lhe-á indicado a área do serviço a que se deve dirigir.
Diretor Manuel Esteves Simões Telf.:275 330 000 Ext: 12711 E-mail: msimoes@chcbeira.min-saude.pt
Coordenadora do Serviço Rosa Maria Simões Farate Cardoso E-mail: rfarate@chcbeira.min-saude
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext: 12702 E-mail: rfarate@chcbeira.min-saude.pt
Localização Hospital Pêro da Covilhã – Piso 1
Missão
- Realizar consultas de Coagulação, Discrasias Sanguíneas, Avaliação do dador homólogo;
- Realizar tratamentos como: Flebotomias, ferro endovenoso, plasmaferese terapêutica, transfusões de componentes sanguíneos através de sessões de imunohemoterapia/Hospital de Dia;
- Realizar todos os procedimentos da prática transfusional desde a dádiva ou aquisição de componentes sanguíneos à sua administração, passando pela sua análise e realização de testes pré-transfusionais;
- Realizar o processo de controlo qualidade Interno/Externo dos componentes sanguíneos, procedimentos e reagentes nos testes pré-transfusionais;
- Motivar os colaboradores, delegando níveis de competência e promovendo a formação profissional;
- Participar no ensino pré-graduado e pós-graduado;
- Participar em projetos de investigação.
Política de Qualidade
- Certificação ISO 9001:2000 desde 2005
- Certificação JCI em desde 2010
- Certificação ISO 9001:2008 desde 200
Estrutura do Serviço
- Banco de Sangue: Preparação e entrega de unidades hemoderivados; hemovigilância transfusional.
- Consultas: Coagulação Presencial/Descentralizada/Domicílio; Coagulação/Novos Anti-trombóticos; Consultas de Apoio ao Dador; Consultas de Imunohemoterapia/Gravidez; Imunohemoterapia/Discrasias Sanguíneas; Tratamentos de Hospital de dia realizados no serviço de Imunohemoterapia.
Áreas de Atividade Assistencial/Consultas
- Coagulação/ Novos Anti- trombóticos;
- Consultas de Apoio ao Dador (dádivas de plaquetaferese);
- Consultas de Imunohemoterapia/Gravidez;
- Imunohemoterapia/Discrasias Sanguíneas;
- Meios complementares de Diagnóstico - estudo imunohematológico;
- Hospital de dia: Tratamento com ferro endovenoso, flebotomias e eritroaféreses
Diretor Jorge Martinez Marcos Telf.: 275 330 000 Ext. 12801 E-mail: jmartinez@chcbeira.min-saude.pt
Enfermeira Responsável Manuela Marques dos Santos Telf.: 275 330 000 Ext. 12803 Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 0Missão
- Recolher produtos biológicos aos utentes que recorrem ao serviço, efetuando a determinação analítica dos parâmetros solicitados, de forma a complementar o diagnóstico clínico e instituição de uma terapêutica adequada;
- Efetuar colheitas em segurança, auscultando o grau de satisfação dos utentes de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado;
- Efetuar determinações analíticas fiáveis em tempo útil, baseadas na atualização técnica, na qualidade e na automatização;
- Motivar os colaboradores delegando níveis de competência e promovendo a formação profissional;
- Participar no ensino pré-graduado e pós-graduado;
- Participar em projectos de investigação.
História do Serviço O serviço iniciou a sua atividade no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, que mais tarde se designou por Hospital Distrital da Covilhã. Em janeiro de 2000, este serviço passou a ocupar as novas instalações no novo Hospital Pêro da Covilhã e integrou também o serviço de Patologia Clínica do Hospital do Fundão, pertencendo estes dois Hospitais ao CHUCB.
Caracterização do Serviço O serviço encontra-se certificado desde o dia 1 de fevereiro de 2006 pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2000. Desde 17 de maio de 2013 pela BUREAU VERITAS Certification, de acordo com a norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Joint Commission Internacional, continuando a trabalhar no “Programa de Melhoria da Qualidade”. Este serviço encontra-se informatizado, utilizando como sistema operativo o “Sistema Informático de Laboratório - Modulab Gold”. Tem ligação informática aos Serviços de Urgência pelo “Sistema Alert” e possui ainda o “Sistema PSM” que gere todo o processo laboratorial pré-analítico.
Áreas Laboratoriais/Áreas de Diagnósticos
- Hematologia
- Microbiologia
- Imunoquímica
- Virologia
- Autoimunidade
- Urgência (hiperligações às respetivas secções)
Atividade Docente O serviço participa nas formações de alunos da FCS-UBI, na licenciatura de Medicina, estando a seu cargo o ensino do bloco de microbiologia; licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Bloco de Farmacologia da Infeção); Hematologia (3º ano); apoia ainda os alunos de mestrado em medicina e recebe estágios de licenciados em bioquímica; estágios de TSDT da ESALD, e de escolas secundárias da Covilhã e Fundão. Participa em diversos programas de investigação científica.
Diretora Maria Conceição H. de Faria Telf.: 275 330 000 Ext. 13001 Técnico Coordenador Luís Alberto dos Santos Dinis Parreira Telf.: 275 330 000 Ext. 13004 Coordenadora Secretariado Maria Lurdes Guedes Telf.: 275 330 000 ext. 13003 HOSPITAL PÊRO DA COVILHÃ Secção de Urgência Responsável: Isabel Torrão Telf.: 275 330 000 Ext.: 13006 Secção de Autoimunidade Responsável: Isabel Torrão Telf.: 275 330 000 Ext.: 13011 Secção de Hematologia Responsável: Patricia Ibarzabal Telf.: 275 330 000 Ext.: 13002 Secção de Microbiologia Responsável: Conceição Faria Telf.: 275 330 000 Ext.: 13007 Secção de Imunoquímica Responsável: António Navarro e Paula Gouveia Telf.: 275 330 000 Ext.: 13008 Secção de Virologia Responsável: Sofia Almeida e Paula Gouveia Telf.: 275 330 000 Ext.: 13008O Laboratório faz parte da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe realizando a pesquisa dos vírus Influenza A e B por técnicas de Biologia Molecular (PCR em tempo real). Nesta secção é realizada a pesquisa de citomegalovírus em diferentes amostras biológicas, sendo o laboratório do país com mais experiência na realização do diagnóstico da infeção congénita pelo citomegalovirus após as 3 semanas de vida através da pesquisa do DNA viral nos “Guthrie cards”, recebendo amostras de todo o país (incluindo regiões autónomas). Desde 2012 está a ser realizada a pesquisa de HPV 16, HPV 18 e outros tipos de HPV de alto risco. Nesta secção são ainda realizadas provas para o diagnóstico de infeções provocadas pelos vírus herpes humano do tipo I e tipo II e por vírus responsáveis por infeções respiratórias em crianças (adenovirus, vírus influenza A e B, virus parainfluenza e virus sincicial respiratório).
Contactos Secretariado: Telf.: 275 330 000 Ext.: 13000 E-mail: secretariado.patcli@chcbeira.min-saude.pt Localização do Centro de Colheitas Hospital Pêro da Covilhã – Piso 1 Localização do Laboratório Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0 (funciona 24H - 365 dias) HOSPITAL FUNDÃO Contactos Secretariado Ext.:18470 - Laboratório Ext.:18471 E-mail: secret.mcdts.hf@chcbeira.min-saude.ptNo laboratório do Fundão efetuam-se as análises mais urgentes da área de Hematologia e Bioquímica, sendo os restantes pedidos enviados para o Laboratório da Covilhã.
Missão Prestar cuidados diretos de saúde necessários ao tratamento e reabilitação do utente, assegurar através de métodos e técnicas apropriadas, o tratamento e reabilitação do utente, por forma a facilitar a sua integração no meio social, familiar e profissional. Reabilitar o utente com o objetivo de atingirem a máxima funcionalidade e qualidade de vida, assegurar a qualidade, o rigor e a humanização dos cuidados de saúde. Prevenção da doença através da pratica de reabilitação. Assegurar a elaboração e atualização dos ficheiros dos doentes através de registos dos tratamentos efetuados.
Especialidades medico cirúrgicas com intervenção reabilitadora das unidades funcionais - crianças e adultos- Fisioterapia
- Reumatologia
- Orto-traumatologia
- Cirurgia/ Oncologia
- Neurologia
- Fisioterapia cardio-respiratória
- Intervenção precoce em neuro-desenvolvimento
- Saúde da mulher
- Terapia Ocupacional
- Reumatologia
- Traumatologia
- Cirurgia
- Queimados
- Treino em Atividades da Vida Diária
- Intervenção precoce em neuro-desenvolvimento
- Neurologia
- Confecção de ortoteses
História O serviço existe desde a década de 70. Ao longo dos últimos anos tem-se registado um acréscimo significativo da procura dos serviços prestados, tendo o serviço sido recentemente submetido a obras de ampliação e renovação; das quais resultou um aumento da capacidade de resposta e uma melhoria do espaço e equipamentos.
Caraterização do Serviço O serviço funciona de segunda a sexta feira, das 8:00 às 16:00
Áreas de Atividade Assistencial O serviço admite utentes de qualquer unidade funcional do CHUCB, nomeadamente Consulta Externa, serviços de Internamento e serviço de Urgência, assegurando tratamentos nas áreas de Músculo – Esquelética, Cárdio - Respiratória, Neurologia, Drenagem Linfática, Cuidados Paliativos e Saúde da Mulher.
Terapeuta Responsável Lara Gil Gomes de Campos Contactos Email: fisioterapia.hf@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330000 Ext. 22900Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica
Psicologia Clínica
Psicologia Clínica
Coordenadora do Serviço de Psicologia Clínica
Teresa Bordalo Santos
Contactos
Telf.: 275 330 000
Serviço de Medicina Preventiva
A consulta de cessação tabágica está aberta à comunidade, é isenta de taxa moderadora e não necessita de referenciação médica. O próprio utente pode solicitar a consulta e marcar presencialmente, por telefone ou mail. Actualmente o agendamento duma primeira consulta é conseguido sem demora. O seguimento inclui contacto telefónico e por skype. A consulta está integrada num programa de apoio psicológico, de ensino de relaxamento e stress copying e tem referenciação privilegiada para um programa de nutrição e actividade física, além de referenciação à psiquiatria. Tem horário flexível e pós laboral, de 2ª a 4ª feira.
Seja bem-vindo à consulta de apoio ao fumador. Parabéns pela sua decisão!Sabemos que deixar de fumar pode ser difícil, mas é muito mais fácil com apoio, aconselhamento, e tratamento. Hoje em dia existe tratamento eficaz para ajudar um fumador a deixar de fumar, com tranquilidade e confiança. A maioria dos fumadores gostaria de deixar de fumar. Na sua história de fumador contam várias tentativas falhadas de abandono do hábito, sentindo-se, por isso, decepcionados e pouco confiantes. Deixar de fumar no entanto é possível!
Alguns fumadores conseguem-no fazer sozinhos, mas a grande maioria vai precisar de ajuda de um profissional de saúde experiente, em regra um médico e/ou psicólogo, integrando um programa interdisciplinar. Deixar de fumar é um processo de aprendizagem a longo prazo, que envolve determinação e persistência, disponibilidade para seguir um programa de ajuda que tem etapas e estratégias próprias que devem ser respeitadas, e cujo objetivo é manter a abstinência. Nenhum fumador deixa de fumar de um dia para o outro, em regra a decisão de deixar de fumar demora meses ou até anos e durante este tempo o fumador vai-se preparando para o abandono do uso do tabaco.
E você é fumador? Sente-se infeliz com o seu vício, desgosta-lhe o cheiro do tabaco infiltrado na sua vida e nos seus hábitos, roubando-lhe os prazeres dos sentidos e da vida saudável e o dinheiro na carteira? Tem consciência dos malefícios do tabaco e angustia-se com as consequências na sua saúde e dos seus familiares? Se respondeu afirmativamente, quero dizer-lhe que está no caminho certo: já é um fumador dissonante, que não gosta de fumar e que pensa em deixar de fumar.
Pode pensar que ainda não é a altura para deixar de fumar, porque tem algum problema na sua vida. No entanto, continuar a fumar não resolve o seu problema e acabará mais cedo ou mais tarde por causar doença e muito sofrimento, a si e aos seus familiares. Então não espere mais tempo: Peça ajuda na consulta de apoio ao fumador do CHUCB. Como se Deixa de Fumar? O tratamento para deixar de fumar (aconselhamento e medicamentos específicos) é eficaz e seguro e torna o processo muito mais fácil. Os fumadores a quem ajudo a deixar de fumar ensinam-me muito: que nunca é tarde para tentar, que a persistência e a determinação comandam o sucesso, que o tratamento é uma força motriz facilitadora muito importante, que a satisfação e bem-estar que sentem são uma mais-valia que supera as dificuldades, que o apoio da família, amigos e colegas e o encorajamento de outros fumadores que já conseguiram valem ouro, que os filhos ajudam os pais a conseguir, que os pais podem ajudar os filhos a não começar, e que é possível ensinar a ter saúde e a prevenir a doença e o sofrimento, em vez de só os remediar. O médico especialista em tratamento dos fumadores poderá esclarecê-lo sobre os malefícios do tabaco, o seu risco pessoal de doença, os benefícios em deixar de fumar e a estratégia adequada para o fazer, para além de prescrever tratamento com os medicamentos adequados para si. O psicólogo pode apoiá-lo e ajudar a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia, o stress e a angústia. E quanto ao peso? É possível deixar de fumar sem engordar? A maioria das pessoas engorda entre 2 a 5 kg, que corresponde ao peso que teriam se nunca tivessem fumado. Só uma minoria aumenta excessivamente de peso. O tratamento com comprimidos e as pastilhas de nicotina ajudam a minimizar o aumento de peso. É também muito importante fazer exercício físico regular, por exemplo, andar a pé meia hora por dia. Coma 5 a 6 vezes por dia, evitando estar mais de 3 horas sem comer e beba muita água durante o dia. Algum tempo depois de ter vencido o desafio de deixar de fumar, o nutricionista poderá ajudá-lo a eliminar os quilos supérfluos sem dificuldade.
Se já tentou deixar de fumar e não conseguiu, se já experimentou um longo período sem fumar e recaiu, não desanime; Os fumadores com tentativas prévias de abandono têm mais probabilidades de êxito: Siga em frente!
- Deixar de fumar pode ser difícil, mas é possível! Milhões de fumadores já o conseguiram e podem testemunhar.
- Nunca é tarde para deixar de fumar, vale sempre a pena e há sempre benefícios, quer na saúde, quer económicos - veja o que pode poupar e ganhar!
- Se já tentou e não conseguiu, não desista, peça ajuda! A maioria dos ex-fumadores teve que tentar várias vezes, até conseguir!
- Se já está doente, deixar de fumar é o tratamento mais importante da sua doença. Só assim conseguirá viver melhor e minimizar o sofrimento.
Para ajudá-lo a deixar de fumar, pedimos para preencher um questionário, de modo a termos a informação necessária e útil para guiar o nosso aconselhamento e tratamento. Um questionário é para ser preenchido na totalidade, o outro é para ser preenchido até à seta indicada. Pedimos que traga o questionário preenchido no dia da consulta. Assim como pedimos que leia em casa os folhetos: Guia Como Deixar de Fumar, 15 Passos para deixar de fumar e Liberte-se.
Se não puder comparecer no dia da consulta, telefone a avisar para remarcar noutro dia ou horário. Obrigado pela sua colaboração e não hesite, siga em frente, venha falar connosco!
Link's úteis para Visitar:
Conheça e adira a um programa online gratuito para acompanhar o processo de deixar de fumar http://www.exsmokers.eu/pt-pt/
Os ex-fumadores têm melhor aspeto, cheiram melhor, sentem-se melhor e têm mais dinheiro. Os ex-fumadores são imparáveis. “Os ex-fumadores são imparáveis” celebra os êxitos de ex-fumadores de toda a Europa. A campanha, lançada pela Comissão Europeia, oferece ajuda gratuita para deixar de fumar através do iCoach, uma ferramenta online gratuita para deixar de fumar baseada numa vasta investigação científica e experiência clínica de psicólogos e especialistas em comunicação.
O site sobre tabagismo da Sociedade Europeia Respiratória- https://www.ersnet.org/#latest-news
O Portal de tabagismo da Escola Nacional de Saúde Pública - site interativo com informações sobre tabagismo e recursos para deixar de fumar- www.parar.net
Coordenadora Sofia Belo Ravara - Médica pneumologista, Mestre em tabagismo
Contactos: Telf.: 275 330 000 / 961 322 963 E-mail: apoio.fumador@chcbeira.min-saude.pt
Horário: Flexível, pós laboral: De 2ª a 4ª feira das 8:30 às 21:00
Para mais informações, consulte os documentos
- 15 Passos Deixar de Fumar
- Apresentação consulta apoio fumador
- Como deixar de fumar
- Liberte-se
- Doenças causadas pelo tabaco - CDC 2014
- Porque o tabaco é tão aditivo 2014
- SOS-2009 Guia Deixar Fumar
Campanha Eu fumo, Tu Fumas
A Direção Geral de Saúde (DGS) lança uma campanha publicitária com vista a prevenir a exposição ao Fumo Ambiental do Tabaco (FAT), estará nos órgãos de comunicação social até final de março. Intitulada “Eu fumo, Tu Fumas”, a campanha tem como principal foco as crianças e o risco a que estão sujeitas sempre que alguém fuma dentro de casa ou no carro. Ou seja, como o próprio nome indica, a campanha pretende passar a mensagem de que 80% do fumo é invisível, mas a verdade é que quando se fuma, todos os que estão à volta fumam também.
Refira-se que o fumo do tabaco está associado a graves problemas de saúde, tais como morte súbita do latente, infeções respiratórias, infeções nos ouvidos e indução e exacerbação de crises de asmas. A campanha tem como principais destinatários os pais, sensibilizando-os para um perigo que não está à vista.
Saiba mais em: http://eufumotufumas.com/ e https://www.facebook.com/eufumotufumas
Cartazes da Campanha do CHUCB [Best_Wordpress_Gallery id="29" gal_title="cessação tabágica"]31 DE MAIO DE 2021 | DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
Dirigido a Profissionais de Saúde Dirigido a Utentes

Serviço de Medicina Preventiva
Serviços Cirúrgicos
Caraterização do Serviço
- Anestesia para Cirurgia Programada: Convencional: 4 salas no bloco central e Ambulatório: 2 salas no bloco de ambulatório;
- Anestesia em Locais Remotos ao Bloco Operatório: Gastroenterologia/Unidade de Endoscopia e Imagiologia;
- Medicina Pré-Operatória: Todos os doentes propostos para cirurgia programada são previamente avaliados em consulta de anestesiologia;
- Cuidados Pós-Anestésicos: Na área do Bloco Operatório dispõe-se de uma Unidade de Cuidados Pós Anestésicos (UCPA) com 8 “cabeceiras” munidas de toda a monitorização necessária à vigilância de todos os doentes operados. Na área do Bloco de Cirurgia de Ambulatório dispõe-se igualmente de uma unidade/UCPA devidamente equipada com 4 camas e 2 cadeirões;
- Consulta de Dor Crónica: Com periocidicidade semanal aborda a dor oncológica e não oncológico;
- Atividade em Urgência Geral, Obstétrica e Emergência: Anestesia para todas as especialidades cirúrgicas existentes no CHUCB; anestesia para cirurgia obstétrica e analgesia epidural do trabalho de parto; apoio na sala de reanimação do SU e apoio na urgência interna.
Atividade Docente É exercida de forma regular e organizada por 3 elementos do serviço que lecionam no curso de Medicina da FCS-UBI. Todos os anestesistas participam na formação de estudantes e estagiários de todos os cursos da área da saúde, que sejam colocados nos serviços onde desenvolvem a sua atividade, nomeadamente no Bloco Operatório.
Diretora Isabel Maria Flores da Silva
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 12400
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 2
- Doenças e Perturbações do Aparelho Digestivo
- Procedimentos para Hérnias
- Procedimentos nos Orgãos Aparelho Digestivo
- Tratamento de Doenças Digestivas Malignas
- Tratamento da Apendicite
- Tratamento de Outros Diagnósticos Aparelho Digestivo
- Doenças e Perturbações do Sistema Hepatobiliar e Pâncreas
- Tratamento de Cálculos nas Vias Biliares
- Tratamento de Outras Perturbações nas Vias Biliares
- Tratamento Doenças Malignas Hepatobiliar ou Pancreática
- Doenças e Perturbações do Aparelho Circulatório
- Tratamento de Varizes
- Tratamento da Tromboflebite venosa
- Tratamento de Outras Perturbações Vasculares
- Doenças e Perturbações da Pele, Tecido Celular Subcutâneo e Mama
- Tratamento de Abcessos
- Tratamento de Úlceras da Pele ou Outras Perturbações
- Doenças e Perturbações Endócrinas Nutricionais e Metabólicas
- Procedimentos na Tiróide
- Tratamento de Outras Perturbações Endócrinas
Missão A Dermatologia é a especialidade médica-cirúrgica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças da pele, mucosas, cabelo e unhas.
Médica Neide Sandra Pereira Alonso
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 13204 E-mail: esp.cirurgicas@chcbeira.min-saude.pt
Missão Trata das doenças da boca, dentes, glândulas salivares e da articulação tempero-mandibular dos doentes com patologias crónicas/agudas ou doentes que estejam internados em qualquer serviço do Hospital. Tem uma consulta específica para doentes de Infecciologia (HIV+, Hepatites, tuberculose pulmonar). Semanalmente faz em média duas cirurgias no Bloco Central e várias em Cirurgia de Ambulatório. Também no Bloco Operatório colabora com a Cirurgia Plástica e Reconstrutiva. Faz parte do serviço de Urgência em regime de Prevenção durante a semana. Todos os dias são preenchidos com Consulta Externa. Distribuem o seu tempo também pelo Internamento (especialidades Cirúrgicas) onde dispõe de uma cama (para as cirurgias programadas ou doentes oriundos da urgência).
Caraterização do Serviço Constituído por três gabinetes (um a operar no Hospital do Fundão) com dois médicos e uma assistente operacional. Integrado no serviço de Imagiologia dispõe de um Ortopantomógrafo.
Atividade Docente O Diretor do serviço colabora com a FCS-UBI, na área do Aparelho Digestivo.
Atividade Científica Tem apresentado comunicações em reuniões científicas do Hospital e sempre que solicitado. Em 2011, nas comemorações do Centenário da Criação da Especialidade de Estomatologia, decorreram as I Jornadas de Estomatologia do CHUCB.
Diretor de Serviço Luís Ribeiro
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1
Missão O serviço de Oftalmologia do CHUCB orienta-se pelo princípio da disponibilização dos melhores cuidados de saúde visuais às populações da sua zona de influência. No internamento, na unidade de “Especialidades Cirúrgicas”, partilhamos todos serviços com as demais especialidades aí integradas.
História O serviço de Oftalmologia, inicia-se com a abertura do Hospital Pêro da Covilhã, em 2000. Até aí existia somente uma muito fraca Consulta Externa que praticamente se resumia à consulta de refracção.
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14000
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1
Missão O serviço de Ortopedia tem como missão tratar os doentes no âmbito de ortotraumatologia. Para isso propõe-se garantir cuidados com a melhor qualidade possível para os utentes.
E ainda:
- promover o melhor possível atendimento personalizado ao utente;
- manter atualização técnica-científica de equipa, dinamizando ações de formação;
- incrementar tecnologias necessárias ao desenvolvimento do serviço;
- gerir eficazmente os recursos humanos e materiais disponíveis em função dos custos;
- desenvolver trabalho de equipa;
- incentivar a responsabilidade ética e deontológica dos profissionais;
- aumentar o índice de satisfação pessoal e profissional;
- promover e realizar reuniões para a concretização dos mesmos.
Áreas de Atividade Assistencial
- Internamento
- Bloco operatório central
- Bloco de ambulatório
- Consulta externa Covilhã
- Consulta externa Fundão
- Urgência 24 horas
- Apoio domiciliário diário das 8-16 horas
Diretor António Lopes Figueiredo Email: afigueiredo@chcbeira.min-saude.pt
Enfermeiro Chefe António Fonseca Email: afonseca@chcbeira.min-saude.pt
Contatos Telf: 275 330 000 Ext.14300 Email: ortopedia@chcbeira.min-saude.pt
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 4
Missão É uma especialidade médico-cirúrgica que aborda todo o espectro de doenças que atingem os ouvidos, o nariz e os seios da face, a boca, a laringe, a faringe, bem como as estruturas relacionadas da cabeça e do pescoço. Principais patologias observadas/tratadas no serviço:
- Otologia – tratamento médico e cirúrgico da surdez, das infeções do ouvido, da vertigem e zumbidos (acufenos ou tinnitus).
- Rinologia – tratamento médico e cirúrgico de Rinite Alérgica, Rinite não alérgica, Rinossinusite Aguda, Rinossinusite Crónica com e sem pólipos nasais, alterações do olfacto, alterações estéticas e funcionais do nariz (ex.: rinoplastia e rinosseptoplastia).
- Garganta - amigdalite, faringite, laringite, alterações da delgutição, da voz e do canto; patologia inflamatória, infecciosa e neoplásica do tracto aerodigestivo superior.
- Cabeça e pescoço - tratamento de patologia benigna (ex.: paralisia facial periférica de Bell, massas cervicais benignas, etc.), diagnóstico e estadiamento de tumores malignos (ex. da laringe e faringe, da cavidade oral, da cavidade nasal), e cirurgia cosmética e reconstrutiva (ex. otoplastia).
O serviço dispõe de um setor de exames endoscópicos (nasofibroscopia, endoscopia nasal rígida, endoscopia laríngea) e de exames de audiovestibulogia. O serviço está também vocacionado para a formação pré-graduada, de estudantes do curso de Medicina da FCS-UBI, e para a formação pós-graduada, de médicos internos de outras especialidades.
Técnica de Audiologia Vanessa Duarte
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1Missão A Urologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho urinário em ambos os sexos e das doenças do aparelho genital masculino.
Responsável Virgilio Aleixo Vaz
Enfermeira Chefe Lurdes Moreira
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14000 E-mail: esp.cirurgicas@chcbeira.min-saude.pt
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 4
Serviços Cirúrgicos
Serviços de Cuidados de Agudos
Missão Presta cuidados de saúde diferenciados à população feminina.
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14703
Localização Nas traseiras do Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1
» Para aceder à Triagem de Manchester clique AQUI
Missão O serviço de Urgência Geral do Hospital Pêro da Covilhã é um serviço multidisciplinar e multiprofissional que tem como missão a prestação de cuidados de saúde urgentes e emergentes aos doentes de tal necessitados, em todas as situações enquadradas nas definições de Urgência e Emergência Médicas, integrando a Rede Nacional de Serviços de Urgência com o nível de Médico-Cirúrgica, funcionando 24 horas por dia no atendimento de adultos e oferecendo também atendimento pediátrico diariamente entre as 00:00 e as 8:00. Articula a sua atividade com as unidades de urgência obstétrica e de urgência pediátrica. Constitui sua obrigação atender e orientar, em tempo útil, todos os doentes que acedam ao serviço, organizando os cuidados em função do respetivo grau de urgência. Através da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, opera de acordo com as diretivas do Instituto Nacional de Emergência Médica, na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Tem como objetivo basilar, em toda a sua atividade, promover a eficiência na utilização dos recursos e assumir o compromisso de uma atualização técnica permanente. Propõe-se ainda proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de atividades de investigação científica, assim como colaborar no ensino pré e pós-graduado.
Arquitetura A Urgência Geral subdivide-se em áreas principais de serviços de acordo com as necessidades específicas e circuito de gestão de doentes:
|
|
|
Áreas de atividade assistencial
|
|
|
Atividade docente
- Colaboração no ensino pré-graduado
- Mestrado Integrado de Medicina da Universidade da Beira Interior (Faculdade de Ciências da Saúde) - Módulo de Clínica Médico-Cirúrgica, Bloco Urgência-Emergência (5º ano)
- Licenciaturas em Enfermagem (diversas instituições de ensino) - Estágios Enfermagem Medico-Cirúrgica
- Colaboração no ensino pós-graduado
- Formação médica pós-graduada - Estágios do Ano Comum e da Formação Específica
- Pós-licenciaturas, Especializações e Mestrados em Enfermagem (diversas instituições de ensino) - Estágios
Atividade científica e de investigação (projetos/artigos) Encontra-se em fase de recolha o elenco dos numerosos projetos de investigação desenvolvidos no serviço de Urgência, por profissionais do próprio serviço e por outros, no âmbito da sua formação pós-graduada. Existe também em repositório eletrónico da Faculdade de Ciências da Saúde, conjunto de dissertações de final de Mestrado Integrado em Medicina, efetuadas no âmbito de atividade do serviço de Urgência.
Caraterização do serviço (lotação, localização, produção)
- Lotação: 5 camas de monitorização ou internamento até 24 horas.
- Localização: 1º piso do edifício do Hospital Pêro da Covilhã
Unidades funcionais
- Serviço de Admissão de Doentes
- Gabinete Informativo
- Área de triagem médica
- Área de urgência e especialidades médicas
- Sala de Observações
Diretor Ricardo Costa
Enfermeiro Chefe Mário Batista
Enfermeira Chefe da UCAD Cristina Lourenço
» Para visualizar o documento de Algoritmos - Vias Verdes AVC, Coronaria, Sepsis no CHUCB clique AQUI
Serviços de Cuidados de Agudos
Serviços Farmacêuticos
Serviços Farmacêuticos
Missão
Proporcionar suporte ao tratamento farmacoterapêutico no processo assistencial dos utentes atendidos no Hospital, adicionando valor mediante a sua contribuição para:
- Melhoria da qualidade (efetividade, segurança);
- Melhoria da eficiência;
- Melhoria dos sistemas de trabalho e da segurança dos profissionais;
- Compromisso com a docência e a investigação.
Como tal, o uso racional, seguro e eficaz dos medicamentos e outros produtos farmacêuticos nas melhores condições no Hospital.
Para o efeito, os serviços farmacêuticos estão organizados para o desempenho de múltiplas funções que podem resumir-se em três grandes áreas:
a) Tecnologia Farmacêutica
b) Logística Farmacêutica
c) Farmácia Clínica.
As funções tecnológicas englobam:
- Farmacotecnia: preparação de medicamentos manipulados (fórmulas magistrais e oficinais), reembalagem de medicamentos para dispensa em dose unitária, preparação de doses individuais de medicamentos e produtos farmacêuticos não estéreis;
- Preparação de misturas intravenosas, nutrição parenteral e outras preparações estéreis;
- Preparação de ciclos de quimioterapia oncológica.
São funções que exigem uma excelência baseada em:
a) Boas Práticas em Farmácia Hospitalar
b) Um programa de Garantia de Qualidade
As funções logísticas possibilitam que os doentes atendidos no hospital recebam os medicamentos no local e momento precisos, ao menor custo possível. Para isso, dada a complexidade do contexto hospitalar, torna-se imprescindível que os serviços farmacêuticos desenvolvam um modelo de gestão eficiente e funcional.
Como funções de maior impacto e relevância, destacam-se a Farmácia Clínica, Farmacovigilância, Farmacocinética Clínica, Ensaios Clínicos e Informação. Estas áreas orientam a responsabilidade do serviço farmacêutico para os doentes, para os resultados em saúde que devem conseguir-se com o uso racional (eficiência, segurança) dos fármacos, utilizando a conceção atual de Medicina Baseada na Evidência ou mais exatamente “Farmacoterapia baseada na evidência”.
Sendo o CHUCB um Hospital Universitário com uma tripla vocação – assistência técnica altamente diferenciada e especializada, ensino pré e pós-graduado e investigação, exige permanente atualização dos seus profissionais face às novas terapêuticas e à grande complexidade que as mesmas apresentam.
Visão
“A Obtenção de resultados ótimos para a saúde dos doentes mediante o emprego eficiente e seguro de uma farmacoterapia baseada na evidência”.
Valores
- As pessoas, os doentes;
- O trabalho em equipa;
- A qualidade, a eficiência e a transparência.
Mensagem de Boas Vindas
O objetivo principal da criação desta página é dar a conhecer a nossa atividade e o modo como ela está centrada nos nossos utentes no sentido de lhes proporcionar a melhor qualidade de vida.
A nossa atividade desenvolve-se com a formação contínua de uma equipa constituída por 23 profissionais de saúde composta por Farmacêuticos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, que poderá conhecer ao longo desta página. Do forte empenho, da postura e da atitude de todos os colaboradores, depende o nosso dia-a-dia, porque é a pensar no bem-estar do doente que desenvolvemos o nosso trabalho.
Atividade dos Serviços Farmacêuticos
Os serviços farmacêuticos hospitalares são serviços com autonomia técnica e científica, sujeitos à orientação geral dos órgãos de Administração, perante os quais respondem pelos resultados do seu exercício. Os serviços farmacêuticos são um serviço de apoio clínico que se enquadra na área assistencial e gestor de recursos humanos essenciais à prestação de Cuidados de Saúde de Qualidade, na área dos Medicamentos e outros Produtos Farmacêuticos. O objetivo fundamental dos serviços farmacêuticos do CHUCB é cumprir integralmente a sua missão.
Os principais clientes do serviço farmacêutico são os serviços clínicos, quer sejam de assistência em regime de internamento, quer sejam de assistência em regime de ambulatório, os profissionais de saúde e ainda os doentes em ambulatório.
Funcionamento
O serviço funciona 24h por dia, todos os dias do ano, tendo sempre presente a visão os valores e código interno do serviço.
O setor de ambulatório do Hospital Pêro da Covilhã funciona no seguinte horário: dias úteis das 9:00 às 17:00.
Os serviços farmacêuticos do Hospital do Fundão funcionam nos dias úteis das 9:00 às 17:00.
Código Interno dos Serviços Farmacêuticos
- Atuar sempre com ambição e juventude;
- Respeitar as teorias sãs, desenvolvendo as ideias novas e utilizando o tempo de trabalho tão eficazmente quanto possível;
- Ter prazer no trabalho e melhorar o ambiente de trabalho;
- Tentar constantemente obter um ritmo de trabalho harmonioso;
- Ter sempre em mente o valor do esforço e da procura.
Caraterização dos Serviços Farmacêuticos
A Automatização/Informatização do serviço e a garantia de qualidade do serviço prestado são aspetos fundamentais para manter os níveis de qualidade e exigência, reduzir a possibilidade de erros de medicação, garantir maior qualidade, rentabilizar melhor os recursos humanos e melhorar a eficácia. Neste contexto foram realizados diversos investimentos, salientando-se:
- Aquisição de um sistema de fornecimento semi-automático de medicamentos em doses individuais (KARDEX);
- Aquisição de sistemas automáticos de distribuição de medicamentos (PYXIS) localizados nos serviços de Urgência Geral e Pediátrica e Bloco Operatório;
- Aquisição de um dispensador robotizado (Consis) para dispensa de medicamentos em Ambulatório;
- Aquisição de leitores óticos;
- Aquisição de salas limpas para preparação de estéreis;
- Aquisição de equipamento automatizado de embalamento de formas orais sólidas (FDS);
- O Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento (SGICM).
A prescrição médica eletrónica encontra-se largamente implementada no centro hospitalar, facilitando a comunicação direta entre Médicos, Enfermeiros e Farmacêuticos e contribuindo para a prevenção de erros de medicação e melhoria dos processos de assistência.
A Acreditação do Centro Hospitalar pela “Joint Comission” correspondeu a um desafio particularmente para o serviço farmacêutico que apostou na implementação e desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade. Este trabalho culminou com o processo de certificação pela norma NP EN ISO 9001/2008 em abril de 2011, e constitui um compromisso da equipa que desenvolve funções neste serviço para com os doentes, assente num espírito de cooperação entre colaboradores cujo contributo é indispensável para a prossecução dos objetivos.
O serviço farmacêutico está organizado para o desempenho de múltiplas e complexas atividades, determinadas pelas ações de Assistência, Ensino e Investigação, indissociáveis num Hospital Universitário e para uma mais exigente e responsável utilização dos recursos disponíveis. Por isso constitui uma estrutura importante dos cuidados de saúde dispensados em meio hospitalar.
Atividade Docente
O serviço farmacêutico desenvolve atividade docente através dos seus colaboradores, que participam no ensino graduado e pós graduado, em colaboração com a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Lisboa entre outras.
Atividade Científica e de Investigação
A participação em congressos científicos com apresentação de comunicações orais e em painel (posters), bem como a publicação e artigos científicos tem permitido a divulgação do trabalho realizado pelos serviços farmacêuticos e a troca de experiências.
Diretora
Maria Olímpia Cardoso Ferreira da Fonseca
Contactos
Telf.: 275 330 000
Fax: 275 330 072
Dose Unitária: Ext. 11904/11912
Armazém geral: Ext. 11913/11906
Ambulatório: Ext. 11903
Farmacotecnia: Ext. 11908
Sala de preparação de dose unitária: Ext. 11911
Serviços Farmacêuticos do Hospital do Fundão: Ext. 23901
Para aceder ao Site da Farmácia do CHUCB clique AQUI
Localização
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0
Hospital do Fundão – Edifício antigo
Serviços Médicos
Missão Atender situações clínicas para desintoxicação alcoólica que necessitem de internamento nomeadamente por:
- Dependência moderada/grave
- Somáticas a. Afecções somáticas recentes b. Antecedentes de crise convulsiva recente c. Recaída de desabituação em ambulatório
- Sócio-ambientais a. Exigência premente de um envolvimento familiar ou profissional b. Ambiente não cooperante c. Processo de desagregação social
- Co-morbilidades psiquiátrica
Médico Coordenador da Unidade Nelson Seabra - Especialista em Medicina Interna
Missão da Unidade de Gastroenterologia Prestação de cuidados de saúde diferenciados e programados, em regime de internamento e ambulatório, nomeadamente consultas, exames de diagnóstico e intervenções terapêuticas, efetuadas por médicos e técnicos especialistas. Objetiva a prestação de serviços em tempo útil, com recurso às melhores tecnologias disponíveis, promovendo a simplificação de procedimentos e a utilização racional dos recursos, para garantir a eficácia das prestações, a eficiência dos processos e a qualidade dos resultados.
Missão da Unidade de Endoscopia Prestação de cuidados de saúde diferenciados e programados, em regime de ambulatório, nomeadamente consultas, exames de diagnóstico e intervenções terapêuticas, efetuadas por Médicos e/ou Técnicos especialistas. Objetiva também a prestação de cuidados em tempo útil, promovendo a simplificação de procedimentos administrativos e a racionalização dos recursos disponíveis, de modo a garantir a acessibilidade dos utentes, a articulação e a continuidade dos cuidados, com eficiência e qualidade. Constitui-se como uma Unidade Ensino Universitário, pré e pós graduado, colaborando com as instituições, escolas e departamentos no planeamento, seguimento e execução das atividades formativas, fomentando a formação do serviço.
Consulta Externa Realiza-se na Unidade de Endoscopia Digestiva, com o apoio de Enfermagem, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos e Secretariado onde se procedem às seguintes consultas:
- Gastroenterologia
- Hepatologia
- Doença Inflamatória Intestinal
- Proctologia
- Nutrição/Gastroenterologia
- Psicologia/Gastroenterologia
Atividade Docente É realizada numa sala afeta, no Internamento e numa sala na Unidade de Endoscopia. O serviço de Gastroenterologia e a Unidade de Endoscopia participam, em permanência, com os médicos Gastroenterologistas do serviço, na formação curricular do 1º, 2º, 4º e 6º anos da Licenciatura em Medicina e na formação de alunos de mestrado e alunos estagiários do curso Superior de Enfermagem.
Atividade científica e de investigação
- Oberon
- Estudo Cancro da Mama
- Auto diagnóstico (pólipos e outras situações)
- Carvão
- HDBEnergib
História do Serviço O primeiro exame realizado na Unidade de Técnicas Endoscópicas do Hospital Distrital da Covilhã foi feito a um doente internado no serviço de Medicina Homens no dia 9/10/1991, pelo médico especialista recém-chegado ao Hospital, Sr. Dr. Carlos Manuel Casteleiro Alves. Em 26 de outubro de 1992 abriu uma nova Especialidade a «Gastroenterologia» no serviço de Especialidades Médicas do Hospital Distrital da Covilhã (antigo Hospital), sob a responsabilidade do Médico Especialista – Diretor de Serviço (Dr. Carlos Manuel Casteleiro Alves), o internamento era localizado no segundo piso, na parte nova do Hospital. A área de técnicas endoscópicas e da consulta externa da referida especialidade funcionava no 1º piso por cima do serviço de Urgência/S.O. O primeiro exame endoscópico realizado a um doente internado no serviço de Gastro, localizado numa ala do serviço de Especialidades Médicas do Hospital Distrital da Covilhã, foi no dia 9/11/92. Os internamentos no serviço de Gastro, no Hospital Distrital da Covilhã, eram do foro da Gastroenterologia, Hepatologia, Proctologia e Doença Inflamatória intestinal.
Na Unidade de Endoscopia eram realizados os seguintes exames diagnósticos:
- Fibroendoscopia Digestiva alta,
- Fibrocolonoscopia (Fibrocolonoscopia total, Fibrocolonoscopia Esquerda e Fibrossigmóidoscopia),
- Anuscopia,
- Vídeoendoscopia Alta,
- Videocolonoscopia Baixa (Videocolonoscopia total, Videocolonoscopia esquerda e Vídeo Fibrossigmóidoscopia).
Outras técnicas diagnósticas/terapêuticas eram já realizadas:
- Biópsias Transendoscópicas,
- Escleroterapia de varizes esofágicas,
- Escleroterapia lesões não varicosas,
- Dilatações do esófago,
- Extração de corpos estranhos,
- Polipectomias altas,
- Polipectomias baixas,
- Tatuagem cólica,
- Anuscopia com laqueação de Hemorróidas,
- Anuscopia com escleroterapia de trombo hemorroidário bem como outras técnicas como as Biópsias Hepáticas Percutâneas,
- Paracentese Diagnóstica e Paracentese terapêutica (evacuadora).
Em 11 de dezembro de 1999 é feita a transferência do serviço para o Hospital Distrital da Covilhã do Centro Hospitalar Cova da Beira, ficando o internamento integrado no serviço de Especialidades Médicas no 5º Piso, e as áreas de técnicas (Unidade de Endoscopia Digestiva) e da consulta externa a funcionar no (piso 1). Entretanto a 2 de março de 2002 é inaugurado o actual serviço de internamento de Gastroenterologia na ala poente do 5º Piso do mesmo Hospital Pêro da Covilhã do CHUCB, ocupando uma área autónoma.
Estrutura do Serviço
Engloba três áreas distintas mas que são complementares.
I - Caraterização do Internamento de Gastroenterologia
Ocupa uma área autónoma (localização) no 5º piso do edifício, com a lotação de dezasseis (16) camas atualmente de apoio à Unidade de Endoscopia Digestiva, à Consulta Externa e à Urgência. O serviço está devidamente equipado com todo o material de apoio e carro de emergência com desfibrilhador.
II - Caraterização da Consulta Externa
Realiza-se na Unidade de Endoscopia Digestiva, com o apoio de Enfermagem, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos (secretariado) e existem as seguintes consultas:
- Gastroenterologia
- Hepatologia
- Doença Inflamatória Intestinal
- Proctologia
- Nutrição/Gastroenterologia
- Psicologia/Gastroenterologia
III - Caraterização da Unidade de Endoscopia Digestiva
É constituída pelos seguintes espaços:
- Sala de Espera para 20 doentes
- Secretariado
- 3 salas de endoscopia com video endoscopia, alta e baixa e fibroscopia clássica
- Sala de motilidade digestiva
- Sala de Ecografia
- Sala de C.P.R.E. com R.X. e Ecoendoscopia digestiva
- Sala de recobro para 5 doentes equipada com aspiradores de alta e baixa pressão, rampa de oxigénio, electrocardiografo e monitores cardíacos, desfibrilhador e carro de emergência portátil
- Sala de registo de exames realizados com Cápsula Endoscópica
- Biblioteca, com registo informático
- 4 gabinetes médicos
- Sala de desinfeção, lavagem e secagem de material para 6 aparelhos em simultâneo
- Vestiários
- Instalações sanitárias
A Unidade de Endoscopia Digestiva é uma área que realiza os seguintes exames:
Exames/Técnicas de Diagnóstico:
- Videoendoscopia Digestiva Alta (E.D.A.)
- Cápsula Endoscopia do Intestino Delgado
- Videofibrossigmóidoscopia
- Videocolonoscopia
- Biópsias Transendoscópicas
- Ecografia Abdominal
- Videoendoscopia Digestiva Alta (E.D.A.) com sedação anestésica
- Videocolonoscopia com sedação anestésica
- Anuscopia
- Ecografia Abdominal
- Punção Hepática Eco-guiada
- Paracentese Diagnóstica
Exames/Técnicas Terapêuticas:
- E.D.A. com Polipectomia
- E.D.A. com Laqueação de Varizes Esofágicas
- E.D.A. com Escleroterapia em situações Hemorrágicas
- E.D.A. com extração de copos estranhos
- E.D.A. com sedação por Gastrenterologista
- E.D.A. com sedação anestésica
- E.D.A. com Fotocoagulação (Árgon Plasma)
- E.D.A. com aplicação de cola (Histoacryl)
- E.D.A. com mucosectomia
- E.D.A. com colocação de sonda FREKA para alimentação
- Gastrostomia percutânea endoscópica
- Substituição de sonda de Gastrostomia
- Videocolonoscopia com polipectomia
- Videocolonoscopia com polipectomia com aplicação de Clip´s
- Videocolonoscopia com polipectomia com aplicação de laços
- Videocolonoscopia com tatuagem cólica
- Videocolonoscopia com mucosectomia
- Videocolonoscopia com colocação de prótese colónica
- Videocolonoscopia e extração de corpos estranhos
- Videocolonoscopia com sedação anestésica
- Anuscopia com laqueação de Hemorróidas
- Anuscopia com escleroterapia de trombo hemorroidário
Responsável Carlos M. Casteleiro Alves E-mail: carlos.casteleiro@chcbeira.min-saude.pt
Enfermeiro Chefe do Serviço de Gastroenterologia João José Carvalhão Ramalhinho
Enfermeiro Responsável da Unidade de Endoscopia Carlos Manuel Pereira Henriques
Contactos Consulta Externa e Unidade de Endoscopia Ext. 15200/15210 E-mail: secretariado.uendosc@chcbeira.min-saude.pt Serviço de Internamento de Gastroenterologia Ext. 13300 E-mail: gastrenterologia@chcbeira.min-saude.pt
Missão Efetuar uma abordagem estruturada e completa de doentes com patologia do foro alérgico (asma brônquica alérgica, rinite alérgica, dermatite atópica, urticária, alergias alimentares, alergias medicamentosas, alergias a venenos de himenópteros), em termos de diagnóstico e tratamento. Contribuir para a diminuição do subdiagnóstico de imunodeficiências primárias (défices de IgA, défices de IgG, imunodeficiência variável comum, e outras).
Caraterização do Serviço
- Enfermaria: 1 cama na enfermaria de Gastroenterologia (5º Piso)
- Hospital de dia: 1 cama e 2 cadeirões (1º Piso)
- Consultas Externas
Estrutura do Serviço
- Consultas Externas
- Testes Diagnósticos
- Hospital de Dia
- Enfermaria
Áreas de Atividade Assistencial Consultas de Imunoalergologia: alergologia geral; alergias alimentares; alergias medicamentosas; urticárias; alergias ocupacionais; alergias a venenos dehimenópteros; Consultas de Imunidade: consulta efetuada em conjunto com a Pediatria (casos de défices de imunidade); Internamento: agravamentos de imunodeficiências congénitas, urticárias e asma brônquica; MCD: testes cutâneos de alergia – por picada, intradérmicos e epicutâneos; biopsias cutâneas; provocações orais, nasais e oftálmicas (alergénios, alimentos, medicamentos); testes de imunidade celular cutânea; testes do soro e plasma autólogo; Hospital de Dia: tratamentos de alergias a picadas de abelha e vespa; administração de imunoglobulinas intravenosas em imunodeficiências e determinadas doenças auto-imunes; testes de provocação singularmente cega com medicamentos e alimentos.
Atividade Docente Leciona na FCS-UBI, no Mestrado Integrado e Doutoramento em Medicina, no Mestrado em Gerontologia e no Curso de Ciências Biomédicas e Bioquimica.
Atividade Científica e de Investigação
a) Projetos
- Estudo da prevalência e características das alergias alimentares em crianças, adolescentes e adultos da Beira Interior
- Estudo da prevalência de alergias e doenças atópicas em idosos da Cova da Beira, financiado pela F.C.T.
- Estudo celular e molecular de asma brônquica alérgica e não alérgica em idosos
- Estudo da prevalência de alergia ao látex em trabalhadores de saúde
- Estudo genético e epigenético de genes ligados a doenças atópicas
- Estudo de disruptores orgânicos e alergizantes no pó-da-casa (estudo multicêntrico)
b) Artigos
1. Macfarlane A.J., Kon O.M., Smith S.J., Zeibecoglou K., Khan L.N., Barata L.T., McEuen A.R., Buckley M.G., Walls A.F., Meng Q., Humbert M., Barnes N.C., Robinson D.S., Kay A.B. Basophils, eosinophils, and mast cells in atopic and non-atopic asthma and in late-phase allergic reactions in the lung and skin.J. Allergy Clin. Immunol.2000; 105: 99-107. 2. Meinl E., Lengenfelder D., Blank N., Pirzer R, Barata L., Hivroz C. Differential requirement of ZAP-70 for CD2-mediated activation pathways of mature human T cells. J. Immunol. 2000; 165: 3578-3583. 3. Barata L.T-., Henriques R., Hivroz C., Jouanguy E., Paiva A., Freitas A.M., Breda Coimbra H., Fischer A., Carmona da Mota H.Imunodeficiência primária por défice de ZAP-70. Acta Médica Portuguesa 2001; 14: 413-417. 16. Ying S., Meng Q., Barata L.T-., Kay AB. Macrophage Inflammatory Protein-1%uF061 (MIP-1%uF061) and CCR-1 in allergen-induced skin late phase reactions (LPR): relationship to macrophages, neutrophils, basophils, eosinophils and T lymphocytes. ClinExpAllergy. 2001; 11: 1724-1731. 17. Taborda-Barata L. Imunomoduladores. Rev. Port. Imunoalergol. 2001; 9: 111-113. 18. Granjo, E., Lima M., Lopes J.M., Fonseca E., Dória S., Orfão A, Rocha S., Barros A, Cardoso L., Ying S., Barata L.T., Miranda M., Cross N.C.P., Bain B.J. Chronic Eosinophilic Leukaemia presenting with erythroderma, mildeosinophiliaandhyper-IgE: clinical, immunological and cytogenetical features and therapeutic approach. Acta Haematol. 2002; 107: 108-112. 19. Rebordão, M., Delgasdo, L., Pinto, H., Remédios, A., Taborda-Barata, L.Citocinas T1 e T2 na doença atópica: avaliação do contributo relativo de diferentes subpopulações celulares T periféricas. Rev. Port. Imunoalergol. 2005; 13: 141-152. 20. Jorge, A., Lorente, F., Taborda-Barata, L. Prevalence of latex sensitization and allergy in Portuguese children from Beira Interior.Ped.Allergy Immunol. 2006; 17:466-473. 21. Peixinho, C., Tavares, P., Tomáz, C., Taborda-Barata, L. Differential expression of latex allergens on external and internal surfaces of surgical latex gloves. Allergol. Immunopathol. 2006; 34: 206-211. 22. Lourenço, O.M., Paiva, A., Arosa, F.A., Taborda-Barata, L. Human CD28+ and CD28- peripheral blood T cells are phenotypically and functionally different. Allergol. Immunopathol. 2006; 34: 234-241. 23. Lourenço, O.M., Fonseca, A.M., Taborda-Barata, L. Demographic, laboratory and clinical characterization of adult Portuguese asthmatic patients. Allergol. Immunopathol. 2007; 35: 177-183. 24. Santos, S., Tavares, P., Lourenço, O., Fonseca, A.M., Taborda-Barata, L. Respostas celulares T aos antigénios do látex. Rev. Port. Imunoalergol. 2007; 1: 7-17. 25. Peixinho, C., Tavares, P., Tomáz, C., Taborda-Barata, L. Latex allergy: new insights to explain different sensitization profiles in different risk groups. Br. J. Dermatol. 2008; 34: 206-211. 26. Lourenço, O.M., Fonseca, A.M., Taborda-Barata, L. Asthma is more frequently associated with non-allergic than allergic rhinitis in Portuguese patients. Rhinology 2009; 47: 209-213. 27. Lourenço, O.M., Fonseca, A.M., Taborda-Barata, L. T cells in sputum of asthmatic patients are activated independently of disease severity or control. Allergol. Immunopathol. 2009; 37: 285-292. 28. Ravara SB, Calheiros JM, Aguiar P, Taborda-Barata L. Smoking behaviour predicts tobacco control attitudes in a high smoking prevalence hospital: a cross-sectional study in a Portuguese teaching hospital prior to the national smoking ban. BMC Public Health 2011; 11:720-731. 29. Taborda-Barata L., Bateman ED. Th1 to Th2 pattern shift and atopy in HIV-infected individuals? A review of current evidence. Rev. Port. Immunoalergol.2011; 19: 135-142. 30. Peixinho CM, Tavares-Ratado P, Gabriel MF, Romeira AM, Lozoya-Ibanez C, Taborda-Barata L,Tomaz CT. Different in vivo reactivity profile in health care workers and spina bifida patients to internal and external latex glove surface-derived allergen extracts. Br J Dermatol. 2012; 166: 518-524. 31. Taborda-Barata L., Potter P.C. Socio-epidemiological aspects of respiratory allergic diseases in Southern Africa. World Allergy Org.J. 2012; 5: 1-8. 32. Ravara SB, Calheiros JM, Aguiar P, Taborda-BarataL. Delivery and recording of smoking cessation advice in a Portuguese teaching hospital: the need for a systemic approach. J. Subst. Use 2012; early online (http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/14659891.2012.685792) 33. Lyra, N., Motta, M.E., Rocha, L., Silva, A., Medeiros, D., Rizzo, J.A., Taborda-Barata, L.,Sarinho, E. Adverse food reaction and food allergy in children: validation of a questionnaire. J. Ped. 2012 (in press)
Diretor Luís Taborda Barata
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 12130
Missão Prestar cuidados de saúde, com qualidade, humanização, eficiência em tempo útil e a custos comportáveis, à população da sua área de influência e a todos os cidadãos em geral.
Áreas de Atividade Assistencial
- Internamento de Infecciologia e Medicina Interna;
- Consulta externa de doenças infecciosas, Imunodeficiência e do Viajante;
- Hospital Dia de Infecciologia;
- Consulta externa de Medicina, Diabetologia, HTA/dislipidémias;
- Hospital Dia de Medicina Interna.
Atividade Docente Supervisão e orientação de ensino clínico do Curso Superior de Enfermagem na ESALD e IPV Assistentes convidadas da UBI no Bloco de Doenças Infecciosas
Diretora Leopoldina Luís António Vicente
Enfermeiro Chefe Vasco Rodrigo
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 18483
Localização Hospital do Fundão - Piso 2
Missão Especialidade que privilegia a abordagem e a compreensão do doente como um todo, nas complexas interações dos vários órgãos e sistemas afetados. Tem um papel fulcral na articulação e coordenação da contribuição das várias especialidades que possam ser necessárias na assistência aos doentes.
SERVIÇO DE MEDICINA I Diretora Leopoldina Luís António Vicente Enfermeiro Chefe António Joaquim Barbeira Pereira Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 13400 E-mail: medicina1@chcbeira.min-saude.pt SERVIÇO DE MEDICINA II Diretora Leopoldina Luís António Vicente Enfermeiro Chefe José Augusto Vaz Martins Rato Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 18600 E-mail: secret.medicina02@chcbeira.min-saude.pt SERVIÇO DE MEDICINA III Diretora Leopoldina Luís António Vicente Enfermeiro Chefe Mário Nuno Oliveira Batista Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 18482Missão Melhorar a qualidade de vida dos doentes, familiares e amigos que sofrem de doenças ameaçadoras, nas mais diversas fases salvaguardando contudo, pela sua importância, as fases mais avançadas, através da formação sólida da equipa, de outros profissionais e através da investigação, contribuir para melhorar o conhecimento da Medicina Paliativa e assim poder influenciar positivamente a qualidade dos Cuidados Paliativos. Ainda:
- Defender a vida e aceitar a morte como um processo normal que não antecipam nem atrasam;
- Melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes;
- Promover uma abordagem holística do sofrimento (físico, psicossocial e espiritual);
- Ajudar a família/cuidadores a suportar a doença e a superar o sofrimento pela aproximação da perda sofrimento esse que se pode prolongar (acompanhamento no luto).
A filosofia de trabalho do SMP baseia-se na definição de Cuidados Paliativos da Organização Mundial de Saúde de 2002: "Os Cuidados Paliativos visam melhorar a qualidade de vida dos doentes com doenças graves e/ou incuráveis, avançadas e progressivas e das suas famílias, prevenindo e aliviando o sofrimento através da deteção precoce, avaliação adequada tratamento rigoroso dos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais".
Estratégias de Trabalho
- Trabalho em equipa interdisciplinar (médicos, enfermeiros, auxiliares ação médica, psicólogo, assistente social, capelão (ou outro consultor espiritual indicado pelo doente) e voluntários. Sempre que necessário será pedida a opinião/intervenção de outros profissionais (nutricionista, fisioterapeuta, radioterapeuta, cirurgião, etc);
- Avaliação adequada dos problemas do doente a nível físico, sócio-económico, psicológico e espiritual;
- Tratamento rigoroso e intensivo, mas não agressivo, dos problemas detetados;
- Ensino pré e pós-graduado de Cuidados Paliativos;
- Investigação científica em Cuidados Paliativos.
Critérios de Admissão O serviço de Cuidados Paliativos admite doentes, com idade igual ou superior a 16 anos, portadores de sintomas/problemas intensos ou incapacitantes resultantes de doença oncológica incurável (sintomas físicos, psíquicos, emocionais dos doentes e das suas famílias/cuidadores), em qualquer fase de tratamento da doença mas também os que recusarem terapêutica após explicação dos seus benefícios e riscos. A admissão dos doentes é decidida pelos médicos do serviço e deve sê-lo após avaliação da proposta de admissão feita pelo(s) médico(s) assistente(s) do doente e aceitação do doente após informação dos objetivos do serviço (nos doentes com alterações cognitivas o consentimento poderá ser dado pelos familiares).
Unidades do Serviço
- Internamento (10 camas, 4 quartos duplos e 2 individuais)
- Consulta Externa
- Atendimento telefónico
- SAD
- Consultadoria
Diretora Técnica Maria Lurdes Reis Borges Fernandes
Enfermeiro Chefe Vasco Alberto Afonso de Freitas Rodrigo
Enfermeira Gina Maria Rico Agostinho
Psicóloga Estela Alexandra Neves Landeiro
Localização Situada na ala direita do Hospital do Fundão
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 18600 E-mail: ucpaliativos@chcbeira.min-saude.ptMissão Prestar cuidados de saúde de qualidade em tempo oportuno e ambiente humanizado a todos os cidadãos com patologia do foro neurológico.
Estrutura do Serviço Desenvolve a sua atividade assistencial nas áreas de internamento, consulta e exames complementares de diagnóstico. São realizados para além das consultas diversos exames: electroencefalogramas (EEG), ambulatório de 24 horas, EEGs c/vídeo, potenciais evocados visuais, auditivos, somato-sensitivos e exames neuropsicológicos. Além de consultas de Neurologia de adultos e de crianças, são realizadas consultas específicas de Epilepsia e de Doenças Desmielinizantes.
História O serviço de Neurologia foi criado em 1998, com 1 neurologista. Localizava-se no serviço de quartos particulares no antigo Hospital Distrital da Covilhã, com 2 camas. No ano de 1999 e com a mudança para o novo hospital o serviço de Neurologia ficou localizado no 5º piso do Hospital Pêro da Covilhã, no serviço de Especialidades Médicas. Atualmente a lotação é de 4 camas e conta com uma neurologista, uma neuropsicóloga e dois técnicos de Neurofisiologia, além da equipa de enfermagem, administrativos e assistentes operacionais das Especialidades Médicas, na área de internamento.
Médicos Pedro Rosado - Diretor Marta Arenga Silva - Coordenadora
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 13200
Localização Internamento - Piso 5 A consulta externa e os exames complementares de diagnóstico - Piso 1
- Início atividade em 2004
- Criação do Programa de Saúde do Diabético (20 semanas)
- Criação do Programa Peso Saudável (15 semanas)
História O hospital de dia recebeu os primeiros utentes, nas novas instalações do CHUCB, no ano de 2000. Este serviço rapidamente demonstrou a sua importância, não parando de crescer desde a sua abertura até hoje.
Missão Prestar cuidados de saúde em regime de ambulatório, das várias especialidades médicas e cirúrgicas, dando ênfase à Oncologia Médica, Pneumologia Oncológica, Hemato-Oncologia e Consulta da Dor. Desta forma, realizam-se consultas de diagnóstico, de decisão terapêutica e consultas de seguimento.
Consulta da Dor Tem como objetivo reduzir a dor e o sofrimento associado, e reabilitar o funcionamento físico, psicológico e social do utente com dor crónica. A terapêutica em ambulatório, demonstrou a influência que pode exercer na qualidade de vida dos utentes, por razões de inserção familiar/social e também por aspetos económico-financeiros. Os cuidados privilegiam o envolvimento do doente e família no processo terapêutico, através do ensino personalizado, a fim de garantir elevados níveis de qualidade e humanismo.
Atividade Científica Incluem-se atividades de ensino e formação no âmbito da oncologia. A vertente técnica tem tido evolução constante, acompanhando permanentemente os progressos científicos, pela necessidade de encontrar novas terapêuticas ou melhorar a eficácia das existentes. Adequam-se os recursos existentes, com o objetivo de alcançar a satisfação dos doentes e colaboradores.
Caraterização do Serviço 4 camas, 11 cadeirões para tratamentos
Na área de Oncologia Médica:
- clínica de mama
- clínica de digestivos
- clínica de urologia
- clínica de ginecologia
- clínica de tecidos moles e osso
Na área de Pneumologia Oncológica :
- clínica de pulmão
Na área de Hemato-Oncologia:
- clínica de hemato-Oncologia
Enfermeira Responsável Manuela Marques dos Santos
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 12200 E-mail: chcbhdia@gmail.com
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1
Horário Dias úteis 8:00-16:00
Missão O serviço de Reumatologia do CHUCB rege-se pela missão, princípios e valores do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, definidos no Regulamento Interno do mesmo.
Diretora Margarida Oliveira
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 14000
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 4
Serviços Médicos
Telemedicina
Telemedicina
O CHUCB, perante o seu compromisso com a qualidade do atendimento, eficácia do diagnóstico e preocupado com o bem-estar da população que serve, criou um gabinete especializado de consultas por Telemedicina, para já, nas áreas da Oncologia, Dermatologia, Neurocirurgia, Pediatria e Obstetrícia e, na observação de exames, nas áreas de Imagiologia e Anatomia Patológica.
Unidades Gestoras de Atividade
Missão Estabelecer normas para o processamento de dispositivos médicos, baseadas em padrões de qualidade. Estabelecer condições de segurança para os profissionais envolvidos no processamento dos dispositivos médicos.
Caraterização do Serviço A Unidade de Esterilização é uma unidade funcional de apoio clínico, dotada de autonomia técnica, de recursos materiais e humanos próprios de forma a realizar centralizadamente, isto é, para todos os serviços do estabelecimento de saúde em que se integra, as atividades inerentes ao processamento dos dispositivos médicos reutilizáveis, quer sejam desinfetados ou esterilizados.
Finalidades do Serviço
- Assegurar o processamento dos dispositivos médicos reutilizáveis necessários à prestação de cuidados ao utente, segundo normas que garantam a qualidade técnica e a otimização dos recursos;
- Assegurar a distribuição dos dispositivos médicos desinfetados ou esterilizados aos serviços utilizadores;
- Promover as ações de formação necessárias à correta circulação, manipulação e tratamento dos dispositivos contaminados;
- Colaborar com a Comissão de Controlo da Infeção na prevenção e controlo de Infeções Nosocomiais.
Áreas Funcionais
- Descontaminação;
- Triagem;
- Preparação e embalagem;
- Preparação de têxteis;
- Esterilização;
- Armazém de estéreis.
Diretora Maria de Conceição Jorge Martins
Enfermeira Coordenadora Maria da Glória Gouveia Félix
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext: 12402 E-mail: cmartins@chcbeira.min-saude.pt
Missão Prestação de cuidados a doentes em situação de dependência que não necessitam de internamento, constituindo um complemento essencial da assistência que o hospital presta no internamento, ou uma alternativa a este, para os casos em que o doente, procurando um serviço de consultas externas ou urgência, se verifique poder ser assistido no seu domicílio. Ensino e treino de competências para habilitação de cuidadores informais.
História do Serviço Data de fevereiro de 1996 a altura em que o Hospital do Fundão saiu da sua estrutura física e entrou no domicílio dos seus doentes e famílias, ainda numa fase anterior à aprovação do Protocolo que viria a estabelecer as diretrizes para a criação de um serviço domiciliário. Subjacente à criação deste serviço, esteve a preocupação em criar condições de modo a permitir a reintegração precoce no seu meio familiar e social, dos doentes que, não necessitando de hospitalização, requerem continuidade de cuidados no seu domicílio, com a necessária articulação e rentabilização de todos os recursos institucionais, humanos e materiais disponíveis. O trabalho desenvolvido tem potencializado nos doentes e familiares capacidades para interagir, de acordo com as responsabilidades de gerir a doença e as suas complicações, interiorizando as expectativas das instituições e profissionais de saúde e sociedade, particularmente em relação aos cuidados a doentes em situação de dependência, favorecendo a adaptação do doente e família à doença e incapacidade.
Estrutura do serviço (unidades funcionais)
- Articula ações com outros níveis de assistência e com os serviços clínicos do CHUCB e outras instituições de saúde e de ação social.
- Colabora, através de protocolo, com o Centro de Saúde do Fundão.
Atividade docente Colabora no ensino clínico de licenciatura e mestrado em Ciências de Enfermagem e na formação de cuidadores informais.
Atividade científica e de investigação Colabora, sempre que solicitado, em trabalhos e estudos na área clínica.
Horário de Funcionamento Diariamente, das 8:30 às 20:00
Enfermeira Chefe Ana Paula Salgueiro Fava de Freitas Rodrigo Enfermeira Especialista na área de Saúde Pública - Cédula profissional: 2-E-23169 Telm.: 966 590 076 Extensão: 3022 E-mail: anapaulasalgueiro@hotmail.com E-mail profissional: apfreitas@chcbeira.min-saude.pt
Colaboração dos médicos e do serviço Social e Religioso do CHUCB. Colaboração dos médicos de família.
Localização Hospital do Fundão
Missão Prestação de cuidados de saúde diferenciados e programados em regime ambulatório, nomeadamente consultas efetuadas por médicos especialistas. Objetiva também a prestação de cuidados em tempo útil, promovendo a simplificação procedimentos administrativos e a racionalização dos recursos disponíveis, de modo a garantira acessibilidade dos utentes, a articulação e continuidade dos cuidados com eficiência e qualidade. Prestação de cuidados de saúde em regime de ambulatório, sob a forma de consulta médica, de enfermagem e outros profissionais de saúde, bem como atos complementares de terapêutica.
Objetivos
- Melhorar a articulação entre os diferentes níveis de cuidados, garantindo a sua continuidade e a sua prestação em tempo útil, atendendo sempre à disponibilidade e limitações do próprio serviço;
- Racionalizar e maximizar a utilização dos recursos existentes, simplificando os procedimentos administrativos e adotando-se uma correta e mais justa acessibilidade dos Utentes aos cuidados de saúde;
- Promover níveis acrescidos de realização e satisfação dos profissionais com uma melhor e mais adequada racionalização das tarefas, e dos Utentes através de uma melhor acessibilidade.
Definição dos serviços prestados A Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã tem por finalidade a prestação de cuidados de saúde diferenciados correspondentes ao seu nível de diferenciação técnica e programados em regime de ambulatório.
Áreas da atividade assistencial Consultas de especialidades médicas e não médicas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, bem como outros tratamentos.
Organização e funcionamento O serviço de Consulta Externa está localizado no piso 1 do Hospital Pêro da Covilhã E.P.E. e funciona, em horário normal, das 8:30 às 18:00 horas, de Segunda-feira a Sexta-feira. Contudo, é normal prestar serviço até às 20 horas ou para além desta hora, nos casos em que haja necessidade. Em casos pontuais, realizam-se também consultas aos Sábados, sendo que neste momento apenas se realizam duas consultas por mês, na especialidade de Dermatologia. Por norma, existe apoio Administrativo, enquanto permanecem Utentes na Consulta Externa que vieram para consultas, contudo esse apoio poderá concentrar-se apenas num posto de atendimento, quando tal se verifique em horário para além do período normal de atendimento.
Meios e disponibilidades A Consulta Externa compreende um conjunto de Secretariados, Salas de Espera, Gabinetes de Consulta e Salas de Tratamento e Realização de Exames, com a sua ocupação presentemente actualizada. De modo a que a utilização esteja sistematicamente optimizada e se conheça permanentemente a sua disponibilidade é obrigatória a informação de qualquer alteração surgida. A gestão dos gabinetes é da responsabilidade da coordenação de Enfermagem, pelo que é da responsabilidade desta a manutenção de um plano actualizado da ocupação semanal dos gabinetes pelas várias especialidade.
Acesso aos cuidados da Consulta Externa
- A Consulta Externa possui um sistema de inscrição, marcação e atendimento que lhe permite melhorar a organização, gestão e prestação de cuidados de saúde e que promove a transparência e a equidade no acesso, tendo sempre em atenção as limitações e as disponibilidades quer em termos técnicos quer em termos humanos.
- O acesso às Consultas Externas Hospitalares por parte dos Utentes do SNS, provenientes dos Centros de Saúde que integram a área de influência do Centro Hospitalar Cova da Beira E.P.E., pressupõe que o encaminhamento seja feito através de referência médica e informação clínica passadas no Centro de Saúde de que é originário o Utente.
- Actualmente, é possível efectuar electronicamente os pedidos de marcação, através da aplicação Alert P1, evitando que o Utente se desloque ao Hospital. A consulta também poderá ser marcada presencialmente junto da Central de Marcações ou através de Fax, desde que sejam enviados os elementos necessários. Os pedidos por telefone ou por E-mail estão condicionados ao envio de referência médica com informação clínica, pois os utentes têm que ser encaminhados através do médico de família, no Centro de Saúde.
- As consultas de Utentes de empresas e subsistemas não inscritos nos Centros de Saúde também necessitam de uma marcação prévia com referência médica e informação clínica.
- O acesso dos Utentes à Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã pressupõe a prévia apresentação da documentação necessária à efectivação da consulta e/ou tratamento, nomeadamente o Cartão de Utente e/ou Cartão de Cidadão, bem como documento comprovativo de isenção válido, caso haja isenção no pagamento das taxas moderadoras.
Inscrição e marcação de primeiras consultas
- A inscrição e marcação das primeiras consultas, para os utentes do SNS originários dos Centros de Saúde da área, é processada na Central de Marcações, ou então nos Secretariados onde as consultas se irão realizar, de acordo com o número de quotas previamente disponibilizadas por cada especialidade hospitalar. As restantes primeiras consultas deverão também ser inscritas na Central de Marcações ou Secretariado respectivo que, após recepção dos documentos contendo a respectiva informação médica e administrativa, procederá ao agendamento das consultas ou então, no caso de ser uma especialidade com triagem, remeterá os pedidos ao Director de Serviço ou Responsável/Triador para a Consulta de cada especialidade.
- Todas as primeiras consultas devem ser acompanhadas de informação clínica, cumprindo os protocolos de exames clínicos propostos por cada especialidade. Quanto aos meios complementares de diagnóstico, pode o Utente ser o portador dos mesmos, no dia da primeira consulta, caso os mesmos não sejam necessários para efectuar qualquer tipo de triagem.
- A Central de Marcações e os outros Secretariados que marcam consultas, agendam as mesmas, de acordo com os critérios definidos para cada uma das especialidades e de acordo com as disponibilidades de agenda, devolvendo aos respectivos Centros de Saúde os pedidos recusados, não autorizados ou não considerados.
- O Secretariado que efectua a marcação, providencia o envio ao Utente de uma convocatória, informando do dia e hora em que a primeira consulta será realizada. Nos casos em que haja pouca margem de tempo para avisar o Utente, poderão esses avisos ser efectuados por telefone ou através de mensagem (SMS).
Meios para a marcação de primeiras consultas A marcação pode ser efectuada presencialmente, fazendo-se acompanhar de todos os elementos necessários, nomeadamente referência médica com informação clínica, meios auxiliares de diagnóstico, caso seja necessário, e documento identificativo. Caso o Utente não tenha Processo Clínico aberto no hospital, será necessário também os dados do Bilhete de Identidade, bem como a morada e telefone ou telemóvel e e-mail, caso exista. Estes elementos também poderão ser enviados pelo Utente por correio ou através do Centro de Saúde onde a referência médica foi passada, sendo que o envio pelos Centros de Saúde deve ser protocolado ou efectuado informaticamente através da Aplicação Alert P1.
Consultas subsequentes
- A marcação de consultas subsequentes é da responsabilidade dos médicos que seguem os doentes. A marcação será efectuada para o dia que o médico indicar ou para outra data, segundo os critérios definidos para a marcação de consultas seguintes da especialidade em causa.
- Caso o médico não efectue informaticamente a marcação da consulta seguinte, cada um dos vários Secretariados da Consulta Externa é responsável pelo registo e marcação do dia da consulta, informando, sempre que possível, a data e hora da próxima consulta, no dia em que o Utente é atendido. Sempre que a marcação não possa ser efectuada na presença do Utente, o Secretariado respectivo deverá enviar uma convocatória ao Utente com a indicação do dia, hora e local da consulta.
- Estando o Utente a ser seguido no Hospital, o Secretariado respectivo assegurará a marcação de todas as consultas eventualmente necessárias, sendo considerada uma primeira consulta sempre que o Utente é enviado da especialidade inicialmente referenciada para outra especialidade.
Localização No Hospital Pêro da Covilhã localiza-se no Piso 1 No Hospital do Fundão localiza-se no Piso 0
Missão O hospital de dia recebeu os primeiros utentes, nas novas instalações do CHUCB, no ano de 2000. Este serviço rapidamente demonstrou a sua importância, não parando de crescer desde a sua abertura até à atualidade. Tem como missão a prestação de cuidados de saúde em regime de ambulatório, das várias especialidades médicas e cirúrgicas do CHUCB, dando ênfase à Oncologia Médica, Pneumologia Oncológica, Hemato-Oncologia e Consulta da Dor. Desta forma, realizam-se consultas de diagnóstico, de decisão terapêutica e de seguimento.
Na área de Oncologia Médica incluem-se a:
- patologia de mama;
- patologia digestiva;
- patologia de urologia;
- patologia ginecológica;
- patologia de tecidos moles e osso.
Na área de Pneumologia Oncológica incluem-se:
- patologia do pulmão.
Na área de Hemato-Oncologia incluem-se:
- patologia hematológica.
A Consulta da Dor:
- tem como objetivo reduzir a dor e o sofrimento associado, e reabilitar a Pessoa com dor crónica nas vertentes física, psicológica e social.
A terapêutica em ambulatório, demonstrou a influência que pode exercer na qualidade de vida dos utentes, por razões de inserção familiar/social e também nos aspetos económico-financeiros. Os cuidados privilegiam o envolvimento do doente e família no processo terapêutico, através do ensino personalizado, a fim de garantir elevados níveis de qualidade e humanismo. Incluem-se também atividades de ensino e formação no âmbito da oncologia. A vertente técnica tem tido evolução constante, acompanhando permanentemente os progressos científicos, pela necessidade de encontrar novas terapêuticas ou melhorar a eficácia das existentes. Adequam-se os recursos existentes, com o objetivo de alcançar a satisfação dos doentes e colaboradores.
Diretora Maria Manuela Veiga Marques Ribeiro Görtz
Enfermeira Chefe Manuela Marques dos Santos
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira das 8:00 às 16:00
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 12200/12209 E-mail: chcbhdia@gmail.com
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 1