Departamento Saúde da Criança e da Mulher

Missão
A Unidade de Desenvolvimento Infantil – UD é um projeto cujo principal objetivo é a excelência na qualidade dos serviços prestados à criança e respetiva família ou cuidador, integrando as necessidades terapêuticas, educativas e lúdicas dos utentes num único serviço.

Coordenadora
Arminda Jorge

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext.16000

Localização: 
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 1

Missão 
Proporcionar aos casais inférteis, especialmente da região da Beira Interior, um fácil acesso à atenção integral em Saúde Reprodutiva, a fim de atender as suas necessidades especiais quer na realização de exames diagnósticos, como na execução de tratamentos de primeira e segunda linha para promoção da fertilidade. Participar do ensino pré e pós-graduado e colaborar em projectos de investigação nacionais e internacionais de áreas de atuação afins.

História do Serviço
A UMR, está subordinada ao Departamento de Saúde, da Criança e da Mulher, iniciou as suas actividades em agosto de 2009. Foi autorizada pelo Ministério da Saúde a praticar tratamentos de primeira linha (inseminação intra-uterina – IIU) em Março de 2010, com o nascimento do primeiro bebe por esta técnica em Dezembro de 2010 e tratamentos de segunda linha (fertilização “in vitro” – FIV e injeção intra-citoplasmática de espermatozóides – ICSI) em janeiro de 2011, com o nascimento dos primeiros bebés (gémeos) em agosto de 2011. Este serviço foi certificado, segundo a norma ISO 9001:2008, em novembro de 2011.

Caraterização do Serviço 
O serviço realiza uma média de 250 atos assistênciais por mês, entre consultas de infertilidade, exames complementares de diagnóstico e tratamentos de procriação medicamente assistida de primeira e segunda linha.

Atividade Docente
A UMR, através dos seus membros, participa no ensino graduado e pós graduado, em colaboração com a UBI, IPCB e IPG.

Atividade Científica e de Investigação
A UMR participa em projetos de investigação na área de atuação de Reprodução Medicamente Assistida em colaboração com a FCS-UBI, com o IPCB e em parceria internacional com a FAMERP e UNIRP (São Paulo), Brasil.

Diretor de Departamento
José Martinez-de-Oliveira

Diretor de Serviço
António Hélio Oliani

Enfermeira Chefe
Rosa Moreira

Contactos
E-mail: umr@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: 275 330 000  Ext. 15400

Localização: 
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0

BabyCare
A Unidade de Neonatologia do CHUCB dispõe desde agosto de 2013, de um sistema de monitorização, apoiado pela Fundação PT, que permite aos pais de bebés prematuros acompanhar os filhos a partir de casa ou de qualquer lugar com Internet. Através das câmaras de vídeo que estão instaladas em 7 incubadoras, os pais dos bebés poderão ter um contacto constante com os seus filhos, 24 horas por dia. O acesso à imagem correcta e a segurança no acesso a cada imagem é feito pela autenticação do utilizador, mediante uma palavra-chave atribuída pelo hospital. O protocolo assinado na véspera do Dia Mundial da Criança, 31 de maio de 2013, contou com a presença naquela altura do Presidente do Conselho de Administração do CHUCB – Miguel Castelo Branco, do Administrador da PT- Eng.º David Lopes, e de Graça Rebocho, em representação da Fundação PT.

» Consulte as instruções de utilização e aceda AQUI à visualização.

Coordenador
Ricardo Costa

Enfermeira Responsável
Lídia Videira
E-mail: lvideira@chcbeira.min-saude.pt

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext. 14606
E-mail: neonatologia@chcbeira.min-saude.pt 

Localização: 
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 2

Missão
Prestar cuidados médicos, diagnósticos e terapêuticos, de qualidade nas áreas assistenciais da Obstetrícia e da Ginecologia, e seus ramos de diferenciação. Desenvolver, em articulação com outras instituições, serviços e unidades, cuidados preventivos que permitam implementar a saúde das populações que serve. Desenhar, criar e disponibilizar acessibilidade à informação e à assistência que satisfaçam as necessidades do público que a ele venham a recorrer. Promover a pesquisa nas áreas administrativa, biológica e médica, laboratorial e clínica. Disponibilizar ensino pré e pós-graduado no âmbito da enfermagem, medicina e biomedicina. Estudar as condições necessárias à amenização do sofrimento das suas parturientes e doentes e criar as condições para a sua implementação. Desenvolver e praticar meios de gestão interna adequados à boa rentabilização dos seus recursos. Incentivar e acarinhar os seus colaboradores a todos os níveis profissionais, visando um exercício de qualidade, tendente à satisfação dos seus objectivos profissionais e assim à sua integração harmoniosa na equipe de trabalho em que estão inseridos e de que se pretende se deverão orgulhar.

Eventos e Ações
19.06.2017 – III Fórum de Obstetrícia e Ginecologia 

 

@Preparar para Nascer

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARA A PARENTALIDADE DO CHUCB
– Inscrições no secretariado da Consulta Externa do Serviço de Obstetrícia/Ginecologia do CHUCB, através do telf. 275330000, ext. 14400 ou 12160.

Destinado a casais e grávidas, a partir das 28 semanas de gestação e ainda inteiramente gratuito, este programa, contempla sessões teórico-práticas, conduzidas e orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, e tem a periodicidade de 1H/semana, num total de 10 sessões, subordinadas às temáticas: pavimento pélvico, trabalho de parto, analgesia do parto, amamentação, cuidados ao bebé e pós-parto.

Diretora
Isabel Maria Martins Oliveira

Enfermeira Chefe 
Maria Rosa Norberto Moreira

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext. 14400

Linha de Apoio no Aleitamento Materno (Diz que mama) 
Telf.: 968 924 820 – Horário: 8:00-20:00

Localização
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 2

Diretor
Carlos Manuel Alves Rodrigues

Enfermeira Chefe
Rosa Maria Pereira Machado

» Apoio de Educadora de Infância (PDF)
D. Eugénia Maria Cruz Andrade

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext.14500 / 14502

Localização
Hospital da Covilhã – Piso 2

Missão
A Unidade de Desenvolvimento Infantil – UD é um projeto cujo principal objetivo é a excelência na qualidade dos serviços prestados à criança e respetiva família ou cuidador, integrando as necessidades terapêuticas, educativas e lúdicas dos utentes num único serviço.

Coordenadora
Arminda Jorge

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext.16000

Localização: 
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 1