Serviços Não Clínicos
Serviços de Apoio à Gestão
Missão Sendo a missão de qualquer serviço o fundamento e a razão da sua existência, a missão dos serviços Financeiros é prestar informação económica e financeira relativamente à atividade do CHUCB.
Estrutura O serviço Financeiro está estruturado de forma a obter uma maior rentabilidade e produtividade. Este serviço está dividido por secções, sendo estas a Contabilidade (geral, orçamental analítica), a Gestão de Ativos Financeiros (tesouraria) e a Faturação e Cobrança (pré-faturação, faturação e pré-contencioso).
Diretor de Serviço Henrique Silva
Horário de Serviço Das 9:00 às 18:00
Contactos Telf.: 275 330 000 Fax: 275 330 001 E-mail: financeiros@chcbeira.min-saude.pt
Contabilidade Telf.: 275 330 000 Ext. 11204/11210/11211 E-mail: financeiros@chcbeira.min-saude.pt
Pré-faturação Telf.: 275 330 000 Ext. 11209 E-mail: pre-facturacao@chcbeira.min-saude.pt
Pré-contencioso Telf.: 275 330 000 Ext. 11209 E-mail: pre.contencioso@chcbeira.min-saude.pt
Faturação Telf.: 275 330 000 Ext. 11208 E-mail: facturacao@chcbeira.min-saude.pt
Tesouraria Telf.: 275 330 000 Ext. 11205
Localização Hospital Pêro da Covilhã Piso - 0
Missão Promover o incremento das condições de saúde, de segurança e higiene, incentivando a criação de uma Cultura de Saúde e Segurança, em todas as atividades do CHUCB.
Identificação do Corpo Médico e de Enfermagem Recurso à subcontratação de serviços externos para as atividades relativas à vigilância da saúde dos trabalhadores que são asseguradas por um Médico do Trabalho, licenciado em Medicina, com especialidade de Medicina do Trabalho reconhecida pela Ordem dos Médicos e coadjuvado por um Enfermeiro.
Dados da Equipa As atividades técnicas de segurança e higiene no trabalho são exercidas por duas técnicas superiores certificadas pelo organismo do ministério responsável pela área laboral competente em matéria de prevenção da segurança, higiene e saúde no trabalho. As atividades administrativas são asseguradas por um Assistente Técnico.
História do Serviço O serviço de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho iniciou em 2004 só com a vigilância da saúde dos trabalhadores do CHUCB através da Consulta de Medicina do Trabalho. Em março de 2004 foi criada uma Comissão de Higiene e Saúde no Trabalho e por deliberação do Conselho de Administração em julho de 2004 foi nomeada a responsável pela Higiene e Segurança no Trabalho, a Engenheira Ana Patrícia Correia Marques Abrantes. Em outubro de 2004 e na sequência da aprovação do Regulamento Interno do CHUCB foi, em Assembleia – Geral, aprovada a criação do serviço de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho.
Horário de Funcionamento Das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.
Contactos Psicólogo Clínico: Hugo Alexandre Oliveira Ext. 12100 Diretora: Ana Patrícia Correia Marques Abrantes apabrantes@chcbeira.min-saude.pt Ext. 11503 Técnica: Patrícia Lurdes Rosário pcrosario@chcbeira.min-saude.pt Ext.11503
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 0
Recomendações (Covid-19): Adaptar os locais de trabalho/proteger os trabalhadoresDiretor António José Rato Boga de Oliveira Ribeiro
Telf.: 275 330 000 Ext. 10801
Localização Hospital Pêro da Covilhã – Piso -1Missão Disponibilizar de um modo permanente os bens e serviços necessários e adequados ao funcionamento do Hospital, em quantidade, qualidade, no momento oportuno, ao menor custo, com a segurança desejada bem como atestar o registo permanente e atualizado de todos os bens, móveis e imóveis, do CHUCB.
Estrutura Os serviços de Logística Hospitalar têm por objetivo assegurar o fornecimento de bens e serviços adquiridos no exterior, ou produzidos na própria organização, de forma adequada nas quantidades necessárias, nas datas previstas e a um custo mínimo. Proporciona assim, um conjunto de operações que permitem colocar à disposição da organização todos os produtos e materiais necessários ao seu funcionamento, em tempo oportuno, nas quantidades desejadas, com a máxima qualidade, ao menor custo possível. Os serviços de Logística Hospitalar respondem a 4 questões: como, quanto, quando e a que custo e compreende 2 unidades funcionais com funções distintas mas interligadas:
Gabinete de Gestão de Stocks (armazéns gerais) A manutenção de stocks, partes, componentes, matérias-primas, levanta diversos tipos de problemas que compreende a outras tantas modalidades de gestão: 1. Gestão Material - acondicionamento (espaço adequado, proteção contra roubo ou deterioração, movimentação dentro e fora do armazém). 2. Gestão Administrativa - Documentos necessários a registar saídas e entradas, quer em valor quer em quantidade. 3. Gestão Económica - Custos mínimos a um nível que assegurem o funcionamento.
Gabinete de Gestão de Compras (aquisições) As operações da Secção de Compras englobam a escolha de fornecedores, negociação de preços, negociação de condições de entrega e verificação da encomenda no ato da sua entrega. Compreende a fase do processo de compra, preparação de concursos e seus condicionalismos, a análise de propostas e a efetivação da encomenda.
Gabinete Gestão de Stocks
Coordenador: José Ferreira MendesTelf.: 275 330 000 Ext. 11113/11114 E-mail: aprovisionamento@chcbeira.min-saude.pt Horário de funcionamento: 8:30 às 18:00 Horário de receção de mercadorias: 8:30 às 17:30
Gabinete Gestão de Compras (Aquisições) Telf.: 275 330 000 Ext. 11101/11102/11103/11105 E-mail: aprovisionamento@chcbeira.min-saude.pt Horário de Funcionamento:8:30 às 18:00
Visão Implementar uma nova cultura nos Recursos Humanos onde o nível de adequação e de motivação dos seus colaboradores permita atingir, pela diferença, uma melhoria da qualidade no desempenho demonstrado.
Missão Desenvolver uma política integrada de gestão, alinhada com as melhores práticas quanto ao desempenho profissional dos seus colaboradores de forma a fomentar a sua motivação, a qualidade do serviço e a eficiência de planeamento dos recursos existentes reconhecendo o seu mérito.
Objetivos Desenvolver um conjunto de programas e ações que respondam às exigências/necessidades dos trabalhadores do CHUCB, de forma eficaz e eficiente, de acordo com as metas estabelecidas pelo Conselho de Administração. O serviço de Recursos Humanos está vocacionado para prestar apoio nos vários níveis de decisão, e em particular aos serviços executivos, no desenvolvimento e execução da política de Recursos Humanos do CHUCB e no tratamento administrativo-burocrático de todo o expediente corrente relacionado com o pessoal. A Gestão de Recursos Humanos representa, sem dúvida, uma função dentro da organização de tal importância, que sem ela não se poderia alcançar nenhum dos resultados que nos propomos atingir. A Gestão de Recursos Humanos assenta em princípios de equidade, ética e transparência que permitem um desempenho profissional de elevado grau de exigência a nível de inovação, competitividade e desenvolvimento organizacional. Uma das linhas de atuação estratégica do CA, é recrutar pessoal que possa aumentar a procura por parte dos utentes o que só pode acontecer com a contratação de pessoal médico. A atividade em saúde exige capital humano especializado e qualificado, imprescindível para a definição de uma boa política de Gestão de Recursos Humanos. A zona periférica na qual nos encontramos dificulta o recrutamento destes profissionais, o que tem prejudicado em parte, o atingir das metas que nos foram colocadas pela tutela. Todas as unidades orgânicas do Serviço de Recursos Humanos estão ligadas numa rede de dados que permite ter acesso permanente e atualizado a todas as informações respeitantes a cada colaborador do CHUCB.
Recursos Humanos O serviço de Recursos Humanos é composto por uma equipa de 16 elementos. Os colaboradores de cada área têm a tarefa de manter a informação que consta da rede atualizada, para que quaisquer alterações na relação jurídica com cada colaborador sejam do conhecimento do Conselho de Administração.
Diretora Sara Cristina Andrade Rodrigues Santos E-mail: sara.r.santos@chcbeira.min-saude.ptContactos E-mail: pessoal@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330 000 Ext. 10905
Localização Hospital Pêro da Covilhã - Piso 0Serviços de Consultoria Interna
Missão
O serviço de Auditoria Interna é um órgão de apoio à gestão que reporta, funcionalmente, ao Conselho de Administração e, hierarquicamente, ao Presidente do Conselho de Administração. A Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e melhorar as operações do CHUCB. No âmbito da sua intervenção, o serviço de Auditoria Interna tem como objetivo último, apoiar o CHUCB nas seguintes áreas:
- Identificação e avaliação às exposições significativas ao risco;
- Estabelecimento de controlos efetivos do risco;
- Propor recomendações para a melhoria do processo de governação.
Âmbito de Aplicação
As atividades realizadas pelo serviço de Auditoria Interna contemplam as seguintes intervenções:
- Serviço de Garantia, que consistem na avaliação, objetiva e independente, das evidências necessárias para fornecerem uma opinião ou conclusão relativa a uma operação, função, processo, sistema ou outro assunto;
- Serviço de Consultoria, que contempla a execução de intervenções, por solicitação exclusiva, de caráter consultivo.
Diretora Maria Alexandra Silva Santos
Contactos
E-mail: masantos@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330 000 Ext. 10200
Localização Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0
- A promoção da identidade do CHUCB, nos seus ativos fundamentais de excelência na saúde, investigação e educação, com base nos seus recursos humanos especializados e no intercâmbio de práticas, conhecimentos e parcerias com o tecido social;
- Estabelecer os melhores mecanismos de comunicação do CHUCB com os seus diferentes públicos ou partes interessadas;
- Projetar o CHUCB a nível nacional e internacional demonstrando o trabalho realizado por uma instituição de referência ao nível da saúde e promovendo uma ampla, consistente e integrada informação junto de todos aqueles que constituem o seu público-alvo;
- Motivar as equipas, fomentar o sentimento de pertença e identificação com a cultura da instituição, uniformizar a imagem corporativa e promover e sustentar um diálogo efetivo e aberto com todos os seus parceiros.
Missão
- Apoiar a coordenação e articulação dos vários sistemas de gestão da qualidade;
- Promover o desenvolvimento da melhoria contínua tendo em vista os cuidados prestados aos doentes;
- Produzir, formar e divulgar a informação sobre qualidade aos colaboradores;
- Promover o controlo da qualidade.
Política O nosso compromisso é o primado do doente, numa cultura de melhoria contínua de cuidados personalizados e de excelência em prol da:
- Satisfação do doente;
- Satisfação dos colaboradores;
- Modelos externos de avaliação da qualidade;
- Melhoria contínua da qualidade.
O gabinete de gestão da qualidade tem promovido a implementação e desenvolvimento de vários programas da qualidade, dos quais destacamos:
- Indicadores/objetivos;
- Registo de eventos e incidentes adversos;
- Cirurgia segura, salva vidas;
- Dinamização da equipa de gestão de risco;
- Auditorias internas no âmbito ISO 9001:2008, objetivos internacionais, controlo de infeção, registo e organização do processo clínico, nota de alta, registo dos ensinos, circuito de medicamentos, inspeção das instalações e materiais perigosos, casa mortuária, existência de artigos, identificação dos doentes e colaboradores, tabaco, processos de investigação, comissão de ética, SISQUALe outsourcing (limpeza, alimentação e lavandaria);
- Utilização da via verde para doentes com AVC e Sepsis;
- Utilização de antibióticos durante o parto para mulheres grávidas com Streptococcus positivo ou que não realizaram colheitas;
- Auditorias ao registo no processo clínico;
- Vigilância epidemiológica;
- Programa de prevenção e registo de quedas;
- Campanha de sensibilização para lavagem e desinfeção das mãos para colaboradores, utentes e visitantes;
- Programa de avaliação e reavaliação sistemática da dor;
- Projeto de padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros;
- Projeto de avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem;
- Programa de prevenção e registo das úlceras de pressão;
- Registo e avaliação de imobilizações;
- Identificação correta de todos os utentes através de pulseira;
- Registo e avaliação de ordens verbais;
- Indicadores Clínicos das áreas de Cardiologia, Cuidados Intensivos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Pediátrica, Psiquiátrica, Cuidados de Enfermagem, Obstetrícia, Pneumologia, Cirúrgica e Ortopédica.
O gabinete de gestão da qualidade desenvolve também, em conjunto com os diversos serviços o processo de:
Contactos E-mail: qualidade@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330 000 Ext. 10100
Coordenadora Catarina Maria Clemente Mateus E-mail: cmateus@chcbeira.min-saude.ptHistória O Gabinete de Estudos, Planeamento e Informação para a Gestão (GEPI), foi criado formalmente pela Ordem de Serviço Nº 5, de 31 de julho de 1997, no Hospital Distrital da Covilhã. Foram-lhe atribuídas como principais funções: o apoio ao Conselho de Administração e a implementação e desenvolvimento de um sistema de informação aos serviços clínicos, e de apoio adequado a um Sistema de Gestão Previsional Descentralizado baseado num modelo de gestão participativa por objetivos.
Missão Recolha, tratamento e divulgação de informação que permita analisar a eficácia das atividades desenvolvidas pelo hospital e a sua produtividade, servindo de apoio à tomada de decisão ao nível da administração e das chefias intermédias. Recolha e tratamento de dados sobre a produção do hospital relativos a:
- Secções Principais;
- Secções Auxiliares de Apoio Clínico;
- Secções Auxiliares de Apoio Geral.
Atividades Desenvolvidas
- Introdução das Folhas de Codificação: Internamento, Ambulatório Cirúrgico e Ambulatório Médico para a determinação dos GDH’s;
- Apoio ao Gabinete de Codificação / Auditoria
- Elaboração e envio dos mapas do controlo de gestão mensal e produção individual (médico) aos serviços clínicos;
- Elaboração de relatórios/análises solicitadas pelos membros do Conselho de Administração;
- Preparação da informação para as reuniões de definição de objetivos com os serviços clínicos;
- Resposta às solicitações de informação dos vários organismos estatais (pedidos sistemáticos e extraordinários);
- Resposta às solicitações de informação dos vários serviços do hospital;
- O Registo Oncológico Regional (ROR), registo e apoio à médica codificadora.
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Coordenação Maria Célia Peixoto Minhoto
Contactos E-mail: gepi@chcbeira.min-saude.pt Telf.: 275 330 000 Ext. 11009
Missão São objetivos predominantes do Gabinete Jurídico, informar e colaborar em termos Jurídico-Legais, na tomada de decisão do Conselho de Administração, contribuindo assim para o bom e efetivo funcionamento do CHUCB, e seus serviços e, em última análise, para a prossecução do interesse público, garantindo-se a confidencialidade e tratamento de informações disponibilizadas. Ao Gabinete Jurídico compete, a nível Contencioso, o tratamento judicial de dívidas consideradas incobráveis, em litígios não resolvidos fora do tribunal, após esgotadas extra judicialmente todas as tentativas de cobrança pré contenciosa.
História Inicialmente serviço de Contencioso, denomina-se, desde 1998, Gabinete Jurídico, englobando as duas estruturas funcionais.
Estrutura Funcionalmente assessoria ao Conselho de Administração, Gabinete Jurídico e Contencioso.
Atividade Docente A responsável do serviço Jurídico e Contencioso é docente nas áreas de Direito Farmacêutico e Direito de Medicina.
» Regulamento Gabinete Jurídico
Diretora Magda Couto Natividade Santos E-mail: mcouto@chcbeira.min-saude.pt
Contactos Telf.: 275 330 000 Ext. 11703
Serviços de Suporte à Prestação de Cuidados
- Procedimentos e protocolos internos de atuação
- Integração do Grupo de Trabalho para criação do perfil do Assistente Social no SClínico
- Representação em vários grupos de trabalho internos relacionados com a área hospitalar da Gestão da Qualidade
- Equipa de Gestão de Altas
- Comissão de Ética (vice-presidência)
- Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (coordenação)
- Equipa de Prevenção de Violência em Adultos (coordenação)
- Gabinete Técnico de Produtos de Apoio (gestão)
- Unidade Integrada da Diabetes
- Unidade de Hospitalização Domiciliária
- Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos
- Equipa comunitária de Saúde Mental – Infância e Adolescência
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Risco Local
- 4 grupos de trabalho para Acreditação pela Joint Comission International
- Equipa de Apoio ao Gabinete de Crise
- Bolsa de auditores internos do CHUCB
- Rede Social do Concelho da Covilhã
- Comissão Municipal de Proteção a Pessoas Idosas do Fundão
- Unidade Coordenadora Funcional Cova da Beira
- Núcleo Territorial do Eixo Fundão-Covilhã - SICAD
- Rede Violência Zero – Estratégia Integrada de Combate à Violência Doméstica e de Género da Covilhã, Belmonte e Fundão
- Ana Paula Fernandes Torgal Carreira
- Maria da Conceição Lima dos Santos Castanheira
- Ana Teresa Sereno de Almeida Moreira
- Paula Cristina Freire Morais Moura
- Teresa Maria Gil Nave
- Carlos Manuel Antunes Bidarra
- Rui Pedro Martins Freire
- Sofia Maria Vieira Rodrigues
- Mariana Ribeiro Fiadeiro
- Sónia de Jesus Sousa Nunes
- Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0
- Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental – Piso 0
- Hospital do Fundão – Piso 0