Serviços de Consultoria Interna

Missão 
São objetivos predominantes do Gabinete Jurídico, informar e colaborar em termos Jurídico-Legais, na tomada de decisão do Conselho de Administração, contribuindo assim para o bom e efetivo funcionamento do CHUCB, e seus serviços e, em última análise, para a prossecução do interesse público, garantindo-se a confidencialidade e tratamento de informações disponibilizadas.
Ao Gabinete Jurídico compete, a nível Contencioso, o tratamento judicial de dívidas consideradas incobráveis, em litígios não resolvidos fora do tribunal, após esgotadas extra judicialmente todas as tentativas de cobrança pré contenciosa.

História
Inicialmente serviço de Contencioso, denomina-se, desde 1998, Gabinete Jurídico, englobando as duas estruturas funcionais.

Estrutura
Funcionalmente assessoria ao Conselho de Administração, Gabinete Jurídico e Contencioso.

Atividade Docente
A responsável do serviço Jurídico e Contencioso é docente nas áreas de Direito Farmacêutico e Direito de Medicina.

» Regulamento Gabinete Jurídico 

Diretora
Magda Couto Natividade Santos
E-mail: mcouto@chcbeira.min-saude.pt

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext. 11703

Missão

O serviço de Auditoria Interna é um órgão de apoio à gestão que reporta, funcionalmente, ao Conselho de Administração e, hierarquicamente, ao Presidente do Conselho de Administração.
A Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e melhorar as operações do CHUCB.
No âmbito da sua intervenção, o serviço de Auditoria Interna tem como objetivo último, apoiar o CHUCB nas seguintes áreas:

  • Identificação e avaliação às exposições significativas ao risco;
  • Estabelecimento de controlos efetivos do risco;
  • Propor recomendações para a melhoria do processo de governação.

Âmbito de Aplicação

As atividades realizadas pelo serviço de Auditoria Interna contemplam as seguintes intervenções:

  • Serviço de Garantia, que consistem na avaliação, objetiva e independente, das evidências necessárias para fornecerem uma opinião ou conclusão relativa a uma operação, função, processo, sistema ou outro assunto;
  • Serviço de Consultoria, que contempla a execução de intervenções, por solicitação exclusiva, de caráter consultivo.

Relatório de Atividades

Diretora
Maria Alexandra Silva Santos

Contactos

E-mail: masantos@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: 275 330 000  Ext. 10200

Localização
Hospital Pêro da Covilhã – Piso 0

A Política de Comunicação do CHUCB assenta na construção de uma opinião informada, esclarecida e fidedigna acerca dos serviços e cuidados de saúde prestados por esta instituição, e na polarização de vertentes de excelência no âmbito da sua atividade tais como a qualidade e segurança do utente, a formação profissional, a investigação de referência e o ensino de alta responsabilidade, alinhando as perceções e expectativas de todos os intervenientes com os objetivos, metas e valores da organização.

Missão
O Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos tem por missão potenciar a transparência e o diálogo, aprimorando a interação do CHUCB com os seus públicos estratégicos (stakeholders) à medida que presta um serviço integrado nas vertentes do marketing estratégico, da comunicação, da imagem, das relações públicas e da organização de eventos assumindo como valores fundamentais a criatividade, a eficiência e a qualidade. Tem como objetivos específicos:

  • A promoção da identidade do CHUCB, nos seus ativos fundamentais de excelência na saúde, investigação e educação, com base nos seus recursos humanos especializados e no intercâmbio de práticas, conhecimentos e parcerias com o tecido social;
  • Estabelecer os melhores mecanismos de comunicação do CHUCB com os seus diferentes públicos ou partes interessadas;
  • Projetar o CHUCB a nível nacional e internacional demonstrando o trabalho realizado por uma instituição de referência ao nível da saúde e promovendo uma ampla, consistente e integrada informação junto de todos aqueles que constituem o seu público-alvo;
  • Motivar as equipas, fomentar o sentimento de pertença e identificação com a cultura da instituição, uniformizar a imagem corporativa e promover e sustentar um diálogo efetivo e aberto com todos os seus parceiros.

No cômputo geral, as suas principais linhas de atuação abrangem o desenvolvimento e apoio a campanhas estratégicas da instituição, gerar e gerir a imagem institucional interna e externa e dar suporte à informação geral do CHUCB.
Nesse sentido é de realçar o esforço de criação de novos canais de diálogo e interação com os cidadãos no sentido de dar a conhecer mais sobre o quotidiano e as várias dinâmicas do CHUCB potenciando a disseminação de conhecimento em matérias de, por vezes, difícil compreensão.

Assim, estamos presentes na web em diversas redes sociais e suportes digitais:
WebsiteFacebookInstagram; LinkedInYouTubePinterest; Issuu.

A utilização institucional dos canais digitais e recomendações aos profissionais do centro hospitalar estão definidas na Política de Canais Digitais do CHUCB.

Diretora
Sofia Isabel Martins Craveiro

Contactos 
E-mail: cme@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: 275 330 000  Ext. 11501/11502/10700

Missão

  • Apoiar a coordenação e articulação dos vários sistemas de gestão da qualidade;
  • Promover o desenvolvimento da melhoria contínua tendo em vista os cuidados prestados aos doentes;
  • Produzir, formar e divulgar a informação sobre qualidade aos colaboradores;
  • Promover o controlo da qualidade.

Política
O nosso compromisso é o primado do doente, numa cultura de melhoria contínua de cuidados personalizados e de excelência em prol da:

  • Satisfação do doente;
  • Satisfação dos colaboradores;
  • Modelos externos de avaliação da qualidade;
  • Melhoria contínua da qualidade.

O gabinete de gestão da qualidade tem promovido a implementação e desenvolvimento de vários programas da qualidade, dos quais destacamos:

  • Indicadores/objetivos;
  • Registo de eventos e incidentes adversos;
  • Cirurgia segura, salva vidas;
  • Dinamização da equipa de gestão de risco;
  • Auditorias internas no âmbito ISO 9001:2008, objetivos internacionais, controlo de infeção, registo e organização do processo clínico, nota de alta, registo dos ensinos, circuito de medicamentos, inspeção das instalações e materiais perigosos, casa mortuária, existência de artigos, identificação dos doentes e colaboradores, tabaco, processos de investigação, comissão de ética, SISQUALe outsourcing (limpeza, alimentação e lavandaria);
  • Utilização da via verde para doentes com AVC e Sepsis;
  • Utilização de antibióticos durante o parto para mulheres grávidas com Streptococcus positivo ou que não realizaram colheitas;
  • Auditorias ao registo no processo clínico;
  • Vigilância epidemiológica;
  • Programa de prevenção e registo de quedas;
  • Campanha de sensibilização para lavagem e desinfeção das mãos para colaboradores, utentes e visitantes;
  • Programa de avaliação e reavaliação sistemática da dor;
  • Projeto de padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros;
  • Projeto de avaliação da qualidade dos cuidados de enfermagem;
  • Programa de prevenção e registo das úlceras de pressão;
  • Registo e avaliação de imobilizações;
  • Identificação correta de todos os utentes através de pulseira;
  • Registo e avaliação de ordens verbais;
  • Indicadores Clínicos das áreas de Cardiologia, Cuidados Intensivos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Pediátrica, Psiquiátrica, Cuidados de Enfermagem, Obstetrícia, Pneumologia, Cirúrgica e Ortopédica.

O gabinete de gestão da qualidade desenvolve também, em conjunto com os diversos serviços o processo de:

Contactos
E-mail: qualidade@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: 275 330 000  Ext. 10100

Responsável 
Catarina Maria Clemente Mateus
E-mail: cmateus@chcbeira.min-saude.pt

História
O Gabinete de Estudos, Planeamento e Informação para a Gestão (GEPI), foi criado formalmente pela Ordem de Serviço Nº 5, de 31 de julho de 1997, no Hospital Distrital da Covilhã.
Foram-lhe atribuídas como principais funções: o apoio ao Conselho de Administração e a implementação e desenvolvimento de um sistema de informação aos serviços clínicos, e de apoio adequado a um Sistema de Gestão Previsional Descentralizado baseado num modelo de gestão participativa por objetivos.

Missão
Recolha, tratamento e divulgação de informação que permita analisar a eficácia das atividades desenvolvidas pelo hospital e a sua produtividade, servindo de apoio à tomada de decisão ao nível da administração e das chefias intermédias. Recolha e tratamento de dados sobre a produção do hospital relativos a:

  • Secções Principais;
  • Secções Auxiliares de Apoio Clínico;
  • Secções Auxiliares de Apoio Geral.

Atividades Desenvolvidas

  • Introdução das Folhas de Codificação: Internamento, Ambulatório Cirúrgico e Ambulatório Médico para a determinação dos GDH’s;
  • Apoio ao Gabinete de Codificação / Auditoria
  • Elaboração e envio dos mapas do controlo de gestão mensal e produção individual (médico) aos serviços clínicos;
  • Elaboração de relatórios/análises solicitadas pelos membros do Conselho de Administração;
  • Preparação da informação para as reuniões de definição de objetivos com os serviços clínicos;
  • Resposta às solicitações de informação dos vários organismos estatais (pedidos sistemáticos e extraordinários);
  • Resposta às solicitações de informação dos vários serviços do hospital;
  • O Registo Oncológico Regional (ROR), registo e apoio à médica codificadora.

» Para mais informações clique AQUI

Coordenação
Maria Célia Peixoto Minhoto

Contactos
E-mail: gepi@chcbeira.min-saude.pt
Telf.: 275 330 000  Ext. 11009

Missão 
São objetivos predominantes do Gabinete Jurídico, informar e colaborar em termos Jurídico-Legais, na tomada de decisão do Conselho de Administração, contribuindo assim para o bom e efetivo funcionamento do CHUCB, e seus serviços e, em última análise, para a prossecução do interesse público, garantindo-se a confidencialidade e tratamento de informações disponibilizadas.
Ao Gabinete Jurídico compete, a nível Contencioso, o tratamento judicial de dívidas consideradas incobráveis, em litígios não resolvidos fora do tribunal, após esgotadas extra judicialmente todas as tentativas de cobrança pré contenciosa.

História
Inicialmente serviço de Contencioso, denomina-se, desde 1998, Gabinete Jurídico, englobando as duas estruturas funcionais.

Estrutura
Funcionalmente assessoria ao Conselho de Administração, Gabinete Jurídico e Contencioso.

Atividade Docente
A responsável do serviço Jurídico e Contencioso é docente nas áreas de Direito Farmacêutico e Direito de Medicina.

» Regulamento Gabinete Jurídico 

Diretora
Magda Couto Natividade Santos
E-mail: mcouto@chcbeira.min-saude.pt

Contactos
Telf.: 275 330 000  Ext. 11703